
Marca
Em épocas passadas, não havia a concorrência acirrada dos dias de hoje e a oferta era menor que a demanda. Assim sendo, as empresas se encontravam numa situação de comodidade, uma vez que os bens produzidos eram automaticamente comercializados, sem a necessidade de qualquer tipo de esforço adicional de venda. Dessa forma, muitas empresas não enfrentavam dificuldades para impor sua marca no mercado, visto que não existiam os chamados “produtos substitutos”.
Obviamente, o que acontece atualmente é bem diferente do que ocorria nos primórdios do capitalismo: a oferta de bens e serviços é muito maior que a demanda, além do fato de existirem em todos os segmentos os produtos substitutos. Por isso, a construção de uma marca sólida e valorizada é fator crucial para o sucesso de um empreendimento. Isto porque o poder que uma marca carrega pode ser um elemento vital na escolha que os consumidores fazem quando desejam adquirir bens ou serviços, fazendo com que uma empresa consiga angariar mais clientes.
Marca, como o próprio nome diz, é a imagem que simboliza um empreendimento e que na mente do consumidor está relacionada a um produto ou uma série de produtos. Esta identificação marca/produto é importantíssima, pois incute no cliente uma sensação de confiança e fidelidade em relação aos bens ou serviços produzidos por aquela organização. Por causa disso, mesmo quando grandes fusões acontecem, as empresas envolvidas no processo mantem suas respectivas marcas. O que ocorre posteriormente é o lançamento de uma linha de produtos mais cara e de uma mais barata. Ou seja, a mesma empresa fabrica dois produtos de valores diferentes, aproveintado-se da força de sua marca.
A maior dificuldade de uma marca é conseguir seu fortalecimento dentro do mercado e, principalmente, manter esse status. Este conceito de marca vale não somente para produtos, mas para serviços. Quando um comércio se solidifica como o melhor em atendimento, qualidade e preços baixos, todos os enxergam como um lugar excelente para comprar. Do mesmo modo, quando o contrário acontece e uma empresa obtém a fama de má prestadora de serviços, os consumidores irão evitar o referido estabelecimento. Por isso, vale pensar que um cliente satisfeito vale por dois e um cliente insatisfeito vale por dez. O ponto a ser ressaltado é que, quando ocorrer a consolidação da marca no mercado, a empresa tem de se esforçar ainda mais para manter-se como a melhor, e neste aspecto as inovações valem muito.
O processo de construção de uma marca envolve um sistema integrado de ações que envolvem a absoluta eficiência na preparação, entrega e manutenção dos atributos materiais e de imagem dos negócios de uma empresa. Ao desenvolvê-la, uma empresa tem de pensar que uma marca precisa se destacar por oferecer os benefícios que os consumidores realmente desejam. Além disso, outro cuidado a ser observado é o famoso “não vender gato por lebre”: tudo aquilo que for oferecido pela marca tem que estar dentro dos padrões. Caso isto não aconteça e uma queda na qualidade dos serviços ou produtos seja detectada, a marca já consolidada pode sofrer grandes problemas.
Uma empresa tem consciência de que sua marca está bastante consolidada quando, como já dito anteriormente, na mente do consumidor ela estiver associada a um produto: isto acontece toda vez que um cliente deseja comprar um produto e pensa primeiro na marca. Naturalmente, isso vale também para o nome das empresas: toda vez que o consumidor for adquirir algo, ele tem de pensar na sua loja especificamente: você tem que se tornar referência no que o consumidor mais quer.
Finalmente, é necessário frisar que não são os atributos tangíveis de um produto, isoladamente, que garantem a um estabelecimento o sucesso nas vendas. Todo esse conjunto passa a ser orientado pela marca que promete e garante a venda e, principalmente, o pósvenda. É possível concluir que qualquer empresa consegue manter e cuidar de sua marca, desde que aja com profissionalismo. Este tipo de comportamento alavanca as vendas, pois ninguém quer consumir um produto de uma marca que não passa segurança.
Boas vendas com suas famosas marcas!

Ednei Duarte
Gerente Executivo Ascipam