Pará de Minas comemora 150 anos


Pará de Minas completa 150 anos. Mas, como falar de presente e futuro e esquecer um passado tão rico, tão vasto e responsável por nossas grandes conquistas?
Nossa gente, nossa cultura guardam lembranças de um povo antigo e crente que exatamente às 7 horas, ao soar o sino da igreja, parava para um minuto de oração, no momento da benção.
A Benedito Valadares, uma rua tranquila que as noites de céu estrelado e perfumada pelo aroma das bolinas e damas da noite, se transformava em rua de recreio para as crianças e ponto de encontro para as famílias, que com cadeiras nas portas de suas casas trocavam prosa. Nessa época raramente se via um carro transitar.
Foi na Benedito Valadares também que boiadas vinham do Azambeque cortando a cidade, comerciantes as pressas fechavam suas portas por medo de um gado fujão, mas aos poucos tudo se acalmava e voltavam ao trabalho com seus amigos clientes.
Trecho que nas noites de sábado jovens ocupavam para namorar. O footing, rapazes de um lado e moças do outro desfilando suas roupas e beleza, muitos casamentos surgiram do footing.
Lembrança saudosa também deixou o Centro Literário, o cartão de visita da época, lugar dos encontros sociais, formaturas, encontros políticos, bailes e concursos que destacavam a beleza das jovens da cidade.

Praça Torquato e imediações, em 1966
As farmácias, ponto de encontro marcado dos paraenses, nestes trechos surgiram políticos, candidaturas e grandes amizades.
Terra de homens ilustres como o professor Melo Cançado, homem notável pela inteligência e grande potencial político, Benedito Valadares e Ovídio de Abreu, que se destacaram pelo Brasil pelos seus grandes feitos.
Terra do Cristo, uma homenagem de Joaquim Xavier Vilaça, um industrial que presenteou Pará de Minas, com a imagem do Cristo que nos ampara todo o tempo, construído e projetado por um cidadão simples, Vicente, um pedreiro que trabalhou com perfeccionismo na obra-prima que hoje é um ponto turístico da cidade.
Aquela criança cresceu, hoje é destaque, a Capital do Frango, destaque nos diversos ramos de mineração, siderurgica, metalurgia, indústrias têxteis, comércio, destaque pelas grandes indústrias, criação de gado, suíno, cooperativas fortes que se destacam em todo o País.
De sua cultura guarda o jeito acolhedor, a alegria e fé de seu povo, jeito esse que não se perdeu no tempo e nunca se perderá.
Aos empresários que contribuíram e contribuem para o crescimento constante de Pará de Minas, um perfil de sua terra e seu povo.
Cidade amada, com povo acolhedor, tradicional, o melhor lugar para se viver. Não é difícil encontrar pelas ruas da cidade pessoas que buscaram em Pará de Minas a tranquilidade de se morar numa cidade pacata, mas desenvolvida. Munida de grandes entidades, instituições, grandes nomes que marcaram e marcam uma trajetória de grande sucesso, grandes empresas, comércio forte, polo agropecuário.
Pará de Minas 150 anos, em passos largos, é orgulho de nossa gente.