
A União faz a Força
Recentemente, num evento em Pará de Minas, percebi o quão esta cidade é privilegiada quando o assunto é o associativismo e o cooperativismo.
Basta verificarmos a quantidade de associações e cooperativas aqui existentes, representando os mais diversos setores e, entre elas, várias que se destacam em nível estadual e até nacional.
Deixarei de citar aqui os inúmeros casos de sucesso de associações e cooperativas paraenses por um único motivo - não ser injusto ao esquecer de citar algum entre os vários casos que merecem ser lembrados.
Respeitadas as individualidades, características e objetivos de cada uma destas associações e cooperativas - ao perguntarmos aos seus gestores qual a principal razão do sucesso de suas entidades, é provável que obtenhamos a mesma resposta: a união de nossos associados e cooperados.
Que a "A União faz a Força" não é nenhuma novidade. Mas o que proponho vai muito mais além!
Vamos utilizar nossa experiência de trabalhar em grupos, vinda do associativismo e do cooperativismo, em favor de um novo objetivo - o desenvolvimento sustentável de Pará de Minas.
Estamos em um momento econômico muito bom e com excelentes perspectivas. A economia brasileira deve continuar crescendo em um ritmo forte nos próximos anos, independentemente de qual presidente foi eleito. A duplicação da BR-262 favorece a vinda de novos investimentos para Pará de Minas e a Copa 2014 trará grandes oportunidades.
Mas, para que possamos aproveitar melhor as oportunidades que estão surgindo, precisamos da união de nossas forças políticas, empresários, associações, cooperativas e demais entidades civis em torno de um só objetivo, de uma só meta!
Um exemplo de que esta união pode dar certo foi o episódio da compra do terreno para a implantação do CETAL, que contou com a participação ativa de várias dessas entidades.
Portanto, a hora é agora! Vamos deixar nossas vaidades, divergências pessoais e políticas de lado e unir nossas forças em prol do desenvolvimento sustentável de nossa cidade.
Só assim conseguiremos vencer os enormes desafios para a construção de uma Pará de Minas melhor para se viver, estudar, trabalhar e investir!

Eduardo de Almeida Leite
Vice-presidente