Jornal da Ascipam - Outubro de 2010
Gerenciando

O Poder do Poder

Necessariamente, nem sempre quem tem o maior poder nas organizações são as pessoas que detêm o maior conhecimento. Isso acontece sempre quando notamos a diferença entre o "Chefe" e o "Líder". O "Chefe" é aquele que detém o poder e que, porém, não sabe liderar as pessoas. Ele usa sua posição hierárquica superior para acuar os seus subordinados, adotando um comportamento que é fatal para a motivação dos mesmos. Já o "Líder" usa seu poder para educar seus subordinados. Essa liderança "educadora" converte o poder do Líder em um forte aliado para a motivação da equipe, facilitando o alcance dos objetivos e resultados desejáveis.

É notório que, em alguns casos, o poder transforma, para pior, a cabeça de certas pessoas. Sabe-se que a maior parte do conhecimento de uma empresa está concentrada nos seus colaboradores, pois são eles quem trava contato mais direto e frequente com os clientes, além de operacionalizar a maioria dos procedimentos. A partir do momento em que a pessoa que detém o poder acredita que ela sozinha detém todo o conhecimento de uma empresa, ela começa a tomar decisões unilaterais, sem consultar seus parceiros de trabalho. O grande problema é que estas resoluções feitas isoladamente podem trazer sérios prejuízos para as organizações.

Aquele que detém o poder deve se distanciar da vaidade, procurando pensar primeiramente na organização e em seguida no próximo, tentando evitar que seu ego se sobressaia e que atitudes intempestivas aflorem. O poder concedido a alguém dentro de uma empresa não dá a esta pessoa o direito de passar por cima dos demais colaboradores; ele apenas confere a prerrogativa de resolver problemas e dirigir aqueles que necessitam de suas ordens.

Existem diversos exemplos de grandes líderes que detêm um poder incalculável e, no entanto, são pessoas ponderadas e que, principalmente, pensam sempre no próximo. O maior exemplo deste tipo de liderança foi Jesus Cristo: o ente mais poderoso a pisar no planeta Terra e, simultaneamente, o ícone maior da bondade e simplicidade. Você, gestor, procure trazer esse grande exemplo para sua vida pessoal e, principalmente, profissional. Para tanto, basta acreditar mais nas pessoas e tomar as decisões em comum acordo! Coloque-se no lugar dos outros! Não deixe que o poder que lhe foi conferido sobrepuje os princípios que lhe foram repassados pela sua família!

Um ponto importante a ser analisado pelos "chefes" é o fato de que o poder que nos é repassado dentro de uma organização é válido apenas dentro dela. Fora do contexto empresarial, todo gestor é uma pessoa normal como as outras e que não pode, nem deve, acreditar que pode continuar a utilizar as prerrogativas de sua posição hierárquica superior em outros contextos. Na verdade, tais prerrogativas são apenas ferramentas que um administrador precisa para liderar com foco em resultados. Assim sendo, quando um gestor faz mau uso delas, utilizando seu poder para atingir e maltratar seus colegas de trabalho, ele está também prejudicando a organização para a qual trabalha. Isto porque a produção de uma pessoa depende diretamente de sua motivação, e quando um colaborador é frequentemente desmotivado por um "chefe" que não sabe utilizar o poder que possui, este funcionário irá produzir menos. Essa perda de motivação poderá até mesmo prejudicar o próprio ?chefe?, já que certamente causará prejuízos para a empresa.

O que seria, então, o "Poder do Poder"? Seria, basicamente, o poder que uma pessoa possui dentro de uma organização, alinhado ao poder de desenvolver, educar e cativar colaboradores, na busca por melhores resultados. Assim sendo, o administrador que possui esse poder de decisão e essa responsabilidade de liderar as pessoas dentro de uma organização, precisa sempre agir com a razão, ponderando sempre antes de tomar uma resolução.

Finalmente, não leve nada pessoal para o lado profissional com seu colega de trabalho. E reflita se a organização lhe deu esse poder de ser exemplo para as demais pessoas ou fez porque você realmente mereceu. Lembre-se também de que somos todos capazes de tomar as decisões corretas para alcançar os melhores resultados!

Um grande abraço e até a próxima. Para você, o melhor Líder de sua empresa!

Ednei Duarte

Graduado em Gestão Empresarial, pós graduado em Finanças e mestrado em Administração Profissional.
Email: gerencia@ascipam.com.br