
Geraldo Barbosa Duarte é eleito o Empresário do Ano 2010





Geraldo foi homenageado pela capacidade de contribuir expressivamente com o desenvolvimento da Siderúrgica Alterosa, que busca qualidade em todas as etapas da produção do ferro gusa nodular, cinzento e para aciaria, vendido para vários estados brasileiros e países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.
O compromisso que ele fez consigo, a família e os sócios, de honrar a função confiada pelo pai, faz com que busque todos os dias um pouco mais de aprendizado na difícil rotina de um industrial. Tem sido assim desde os tempos em que começou a gerenciar a corretora de seguros da família, emendando um fim de semana no outro.
Pertencendo à segunda geração de administradores, desenvolve com os sócios o fortalecimento do grupo Alterosa constituído do parque siderúrgico, da Sorel, Florestas Ipiranga e, mais recentemente também, pela Cogeral, que produz energia própria através do aproveitamento dos gases emitidos pelos altofornos, correspondendo a 80% do consumo residencial de Pará de Minas.
Mas, na história profissional do diretor financeiro também existem pesadelos como aqueles que o empurraram para os bancos, no auge das crises internacionais, em busca de dinheiro até para pagar os salários dos 500 colaboradores, exatamente nos períodos de paralisação total da produção, por meses a fio.



Geraldo ao lado da família


O mercado não comprava e o gusa ficava empilhado nos pátios da siderúrgica. Pesadelo também quando a empresa se viu forçada a pedir concordata. Mas a partir dela, a segunda geração tomou a decisão de reinvestir todo o lucro dos anos seguintes em reflorestamentos que, hoje, são a base da sustentação da indústria e financeira também já que ela fornece 25% do carvão para uma grande multinacional.
Na esteira da diversificação dos negócios surgiu também a produção de grãos em Morada Nova ? milho, soja e feijão. E para 2011 está sendo planejado um novo segmento. A personalidade do diretor também está no setor de Recursos Humanos, com a valorização dos funcionários. E ela visível na rotatividade anual, menor que 1%, e na motivação da equipe começa no tratamento respeitoso e nos diversos benefícios agregados aos salários.
A oportunidade de ascensão profissional é outro atrativo, sem falar que a empresa faz questão de ouvir permanentemente seus colaboradores. São eles, inclusive, que sugerem marcas de produtos e serviços que recebem como ajuda de custo e têm representantes nas negociações com os diversos convênios.
E como a profissionalização dos negócios não pode parar, Dinho já pensa em formar a terceira geração dos administradores do Grupo Alterosa, certo de que o futuro já começou.
Para as filhas Patrícia e Cristiane, ele quer deixar os mesmos valores de vida que recebeu. E divide com todos, incluindo Tininha, sua esposa, o reconhecimento de seu trabalho e verdadeira devoção ao crescimento da Siderúrgica Alterosa.