Jornal da Ascipam - Outubro de 2010

Caixa é a primeira a oferecer certificação digital

A Caixa Econômica Federal foi a primeira instituição financeira do país a oferecer aos seus clientes a Certificação Digital - sistema que garante validade jurídica a documentos eletrônicos e maior segurança às transações bancárias.

Certificação Digital da Caixa é integrante do projeto Portal de Serviços e Informações de Governo - E-Gov, encontrado no site da Administração Pública Federal e que indica, de modo direto e unificado, os serviços e informações disponibilizados pelo Governo na internet.

Os certificados digitais são um meio eletrônico de autenticação e verificação da identidade digital das partes envolvidas numa transação. Essa tecnologia possibilita o reconhecimento da assinatura das pessoas que trocam informações ou realizam transações comerciais via internet com segurança, sigilo e autenticidade.

Um Certificado Digital traz as seguintes informações: nome e e-mail do usuário, CPF, titulo eleitoral, RG, PIS, sua chave pública, o nome da Autoridade Certificadora (emissora do seu Certificado Digital) e o número do Certificado Digital. Antes deste serviço os documentos trafegavam por meios eletrônicos, mas tinham que ser impressos em papel para serem assinados e ter reconhecimento legal. Com a Certificação Digital, o ambiente de troca de informações é totalmente seguro já que ninguém pode interceptar e ler os dados transmitidos.

Para os interessados em receber a certificação, a Caixa emitirá um cartão inteligente, que contém um conjunto de informações pessoais (certificado digital) e um código secreto (chave privada). A partir daí, todas as operações realizadas pelo cliente estarão resguardadas por um sistema que utiliza uma chave na codificação e outra na decodificação de mensagens e documentos eletrônicos.

"Quem possuir o cartão de Certificação Digital poderá validar transações, assinar contratos e autorizar procedimentos via internet, sem precisar ir a uma agência para assinar um documento", observa o Superintendente Regional da Caixa, Constantino Dias Neto.

Depois de receber o Certificado Digital por meio eletrônico, o interessado deverá instalá-lo nos aplicativos do software que utiliza. Normalmente, a instalação é feita no próprio navegador (browser) ou no aplicativo de e-mail que concluirão o procedimento.

Para mais informações a Caixa disponibiliza seus consultores pelo telefone (37) 3231-6211.