Opinião

Trânsito caótico

Haroldo Mendes
Haroldo Mendes
Diretor Assistente

Há tempos é dito que o automóvel é o melhor meio de transporte para a população. Nisso de fato temos certeza, mas hoje nos perguntamos: será que continua sendo? Vemos todos os dias, ou pelos jornais, ou pelos noticiários, acidentes tirando a vida de nossos jovens e amigos por causa da imprudência de um ou outro.

Meio de transporte que deveria ser o meio mais viável está se tornando arma nas mãos de pessoas despreparadas.

Fora isso, podemos contar com a dificuldade que encontramos hoje em transitar pelas principais ruas da cidade, ou pior ainda, em encontrar um estacionamento.

A cada ano, as montadoras de automóveis produzem veículos versáteis e compõem mais o trânsito da cidade com modelos novos, aumentando ainda mais o volume de carros nas ruas.

A facilidade para comprar um veículo, com financiamentos e condições que cabem no bolso de qualquer pessoa, favorece ainda mais o aumento da frota. É ai que perguntamos: Se continuar assim onde vamos parar? Nossa cidade tem estrutura para o trânsito de veículos que só tende a crescer?

Carros, motos, caminhões disputam espaço por nossa cidade, muitas das vezes de maneira arriscada, falta educação no trânsito, despreparo dos motoristas. Uma carteira de motorista não deve ser um documento pelo qual se tem o direito de dirigir um automóvel, mas sim um documento de que se deve ter responsabilidade por vidas.

Outro problema enfrentado em nosso trânsito, a faixa de pedestre. A presença de faixa de pedestres representa um elemento de sinalização horizontal que raramente é respeitado pelos motoristas.

Raros são os exemplos de motoristas que dão prioridade ao pedestre que se encontra sobre a faixa.

De acordo com o Código de Trânsito, havendo a faixa de pedestres e o mesmo se tendo manifestado o interesse de atravessar a via, o motorista deve parar o veículo com segurança.

Devemos analisar o trânsito de nossa cidade, enxergar suas irregularidades, capacitar e educar nossos motoristas. Pará de Minas cresce a cada dia, sua população aumenta, e nosso povo está cansado de perder amigos, filhos, pais, mães... neste trânsito caótico.

Precisamos solucionar a dificuldade de estaconamentos tanto de carros quanto de motos. Pedestres não estão conseguindo caminhar em nossas calçadas, é preciso alargá-las urgente. Só conseguiremos tudo isso com vontade política. Algumas vezes para não prejudicar uma ou duas pessoas deixam de tomar atitudes, que beneficiaria o resto da população. Vamos consertar isso!