Pará de Minas recebe Exposição da CTBC

Alexandrino Garcia, foi fundador CTBC, teve sua vida e idéias em exposição para para-minenses


Waldir Melgaço diretor representante da CTBC ao lado do presidente da Ascipam Elias Dinis
Dentro das comemorações dos 148 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Pará de Minas abriu no dia 19 de setembro a exposição do “Centenário de Alexandrino Garcia – Memórias, Idéias e Ideais”.

Alexandrino Garcia foi um empresário português que desenvolveu a sua atividade no Brasil. Deixou sua terra natal em 1919, acompanhando seu pai, que veio para o Brasil em 1914 em busca de uma vida melhor.
No Brasil, iniciou uma vida de trabalho e construiu um grande patrimônio empresarial. Em 1954, quando era o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, interessado em melhorar os serviços de telefonia da cidade e região, e constituiu, junto com outros membros da Associação, a Companhia de Telefones do Brasil Central, tendo assumido a presidência da Companhia que adquiriu a Empresa Telefônica Teixeirinha - empresa que controlava os serviços telefônicos em Uberlândia e outras cidades da região. Atualmente, esta companhia é uma das melhores empresas em telecomunicações do Brasil - CTBC. Após outras aquisições de empresas de vários segmentos, principamente de telecomunicações e agronegócios, formou um grupo que recebeu o nome de suas iniciais, o Grupo Algar, que tem sede na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Suas empresas atuam em todas as regiões do Brasil.
A abertura da Exposição realizada no Museu Histórico foi muito prestigiada pela sociedade, diretores e funcionários da CTBC – empresa pertencente ao fundador do Grupo Algar e que trouxe a Pará de Minas Eleuza Garcia, filha do comendador Alexandrino Garcia, acompanhada do marido, o ex-deputado e empresário Waldir Melgaço.
A decoração do Museu chamou atenção de todos, proporcionando uma noite inesquecível onde foram prestadas várias homenagens. Elas começaram pelas Escolas Dona Cotinha e Coronel João Ferreira, onde a CTBC desenvolve projetos educacionais.
A Câmara Municipal de Pará de Minas, através de seu presidente, Francisco Júnior, ofereceu à família uma Moção de Aplausos e a Ascipam, em nome do empresariado de Pará de Minas, uma placa em homenagem à memória de um homem brilhante, que sempre manteve a garra pelo trabalho e o pioneirismo no mercado, quer seja no setor de telecomunicações ou de entretenimento, como é o caso do Balneário Pousada do Rio Quente, no estado de Goiás.
Outubro 2007