
Notícias do Sesi/Ascipam
Ações vão melhorar qualidade de vida do trabalhador da indústria
A diretoria do Sesi/Ascipam está estimulando práticas saudáveis nas indústrias, diante deste propósito, representantes do programa Indústria Saudável estiveram no clube, em reunião com empresários locais, com o objetivo de apresentar o programa.
Foram realizadas palestras explicativas sobre o programa Indústria Saudável, que foi desenvolvido pelo Sesi, e propõe a construção de um ambiente de trabalho seguro, adoção de estilo de vida saudável pelos trabalhadores e o acesso destes nos serviços de saúde. Neste encontro os empresários puderam tirar suas dúvidas e até mesmo procurar iniciativas que já podem ser adotadas para alcançar a finalidade do programa.
Uma pesquisa "Diagnóstico e Estilo de Vida", feita pelo Sesi-MG, revela que 43% dos trabalhadores da indústria de Minas Gerais estão acima do peso. Detalhe: os estudos mostram que a maioria é de funcionários jovens, com idade entre 18 e 29 anos.
O diagnóstico faz parte do programa Sesi-MG Indústria Saudável, que promove ações que estimulam uma mudança de comportamento do trabalhador da indústria para um estilo de vida mais ativo, por meio de ações de saúde, lazer, esporte, cultura e responsabilidade social, melhorando a produtividade individual e coletiva, propiciando o fortalecimento e a competitividade no chão de fábrica.
"Outras pesquisas já foram realizadas, mas não com estas proporções. O diagnóstico é aplicado individualmente em 100% dos empregados das empresas participantes. Este estu do é uma iniciativa do Sesi Nacional, que teve Minas Gerais como projeto piloto. Hoje, acontece em todos os Estados?, diz o superintendente regional do Sesi-MG, Raul von Sperling.
Como uma ferramenta do programa, o diagnóstico tem o objetivo de traçar o perfil de todos os trabalhadores das indústrias participantes, determinando o risco para doenças desta população específica, visando apoiar a empresa no desenvolvimento e na priorização de atividades que possam promover a saúde e qualidade e vida de seus empregados.
O diagnóstico já atendeu em Minas cerca de 670 empresas e 80 mil trabalhadores. Em todo o Brasil, este número chega a 400 mil trabalhadores. Os resultados obtidos no Sesi-MG são semelhantes aos encontrados para o conjunto do país.
Indústrias mineiras são maioria na etapa Sudeste dos Jogos Sesi
O Sesi-MG levou a maior delegação de sua história para a etapa Sudeste dos Jogos Sesi, que se realizou de 18 a 22 de novembro, no Rio de Janeiro. Ao todo, 158 atletas representantes de 31 empresas do estado disputaram as modalidades de atletismo, futebol de campo, futebol sete máster, futsal, natação, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
Com este resultado, mais de 90 trabalhadores/atletas de Minas Gerais estão classificados para os Jogos Nacionais do Sesi, que acontecerá em Salvador/BA em maio de 2011. Isto representa mais de 60% da delegação Sudeste que participará da etapa Nacional.
Minas conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em todas as modalidades da competição e deu um show de participação, tanto em competitividade, organização e espírito esportivo, demonstrando a força da indústria mineira e os valores de seus trabalhadores.
Aulas de Xadrez e informática no Sesi
O Sesi/Ascipam, disponibiliza para os sócios uma sala informatizada e moderna para as pessoas que tenham interesse em aprender a trabalhar com o computador. Além de aulas de informática, um professor especialista em xadrez estará ensinando táticas de xadrez. Faça já sua matrícula e tenha aulas de informática e xadrez no Sesi/Ascipam.
Mais informações pelo telefone 3232-3334 ou na sede do clube na rua Madressilva, 384, bairro Castelo Branco. Faça sua matrícula.