
Você ganha o quanto merece?
É comum ouvir profissionais comentarem que ganham mal ou que a empresa onde trabalham paga pouco. O que deve ser verificado, nesse caso, é se o profissional em questão está realmente ganhando pouco ou se não faz por merecer um aumento.
Ao utilizar o termo ?fazer por merecer?, é estritamente necessário perguntar a esses profissionais: quando você gerou um ganho extra para a empresa onde trabalha? Se a resposta recebida é a clássica ?eu faço minhas obrigações em dia e sem erro?, a mesma está incorreta. Para fazerem isso, eles já ganham seus salários. Onde está o diferencial?
Diferencial seria desenvolver um projeto que possibilitasse que a empresa cresça, ou então colocar em prática tudo aquilo que se aprende nos cursos profissionalizantes e nas faculdades. Em outras palavras, será que estes colaboradores estão se reciclando e se mantendo antenados aos acontecimentos globais? Este processo de qualificação contínua é crucial nos dias de hoje, uma vez que as empresas não concorrem apenas em suas cidades e estados, mas sim com todo o mundo. Prova disso é o aumento exponencial das vendas feitas pela internet.
No que se refere à economia da empresa, será que esses profissionais economizam para que a instituição em que trabalham possa ter mais lucros? Estabelecendo uma linha de pensamento lógico extremamente simples, é fácil verificar que quanto maior o lucro, mais fácil será para a entidade pagar melhor seus funcionários. Essa ?economia? deve ser entendida não só como intricadas transações financeiras ou projetos administrativos complexos, mas também como atos simples como apagar uma luz, demorar menos tempo numa chamada telefônica e até mesmo economizar papel e clips.
Também é importante se inspirar em exemplos de profissionais que saíram do nada para fazerem a diferença; pessoas que hoje estão muito bem e, principalmente, ganhando o que merecem. Fazer um pouco a mais para a organização para a qual se trabalha é obrigação; fazer o máximo é ser diferente, é ser aquele profissional especial que, além de ter os melhores salários, é indispensável. Portanto, antes de reclamar do salário recebido e falar mal de sua empresa, aquele funcionário insatisfeito com o salário deve não apenas tatuar o nome da organização em seu corpo, mas deixá-lo correr em seu sangue, defendendo a mesma com unhas e dentes.
Outro ponto a ser levado em conta é o fato de que receber um salário maior nem sempre é benéfico para todos, pois a partir do momento em que se ganha mais as responsabilidades e as cobrancas aumentam. Assim sendo, antes de solicitar um aumento de salário, o profissional deve ponderar tais hipóteses.
Pessoalmente, acredito que o ótimo profissional não precise pedir aumento e muito menos ganha tão pouco quanto acha. Por isso, antes de reclamar sobre seu salário, reflita se você é realmente um ótimo profissional, porque o mercado está saturado de "bons profissionais". Considere também que as empresas procuram os melhores, aqueles que fazem a diferença e que agregam valor aos produtos ou serviços por ela oferecidos. E tenha em mente que para as empresas não existem profissionais caros, existem apenas os profissionais que não dão retorno. Se uma empresa remunera muito bem alguns de seus colaboradores, é porque ela sabe que ganha com eles muito mais do que paga.
Mais um tema para reflexão: Quem nunca sonhou em ser promovido? Aquele que não pensa nisso todos os dias ao acordar pode se considerar um fracassado, pois é importante ter a ambição de crescer a cada dia. Vale lembrar, no entanto, que essa ambição jamais pode se tornar ganância. Devemos respeitar o próximo e não passar por cima das pessoas por causa de dinheiro.
Enfim, repense antes de dizer "eu ganho pouco" e comece uma mudança em sua vida. Tenha como mantra a frase: ?eu vou fazer a diferença? e esteja certo de que a recompensa virá, tanto no âmbito financeiro quanto no âmbito da realização profissional.
Um grande abraço e parabéns para você que já começou a fazer a diferença.

Ednei Duarte
Graduado em Gestão de Empresas, Pós graduado em Finanças e Mestrando em Administração gerencia@ascipam.com.br