Jornal da Ascipam - Novembro de 2010
Ascipam Jovens Empresários

Parceria de Sucesso gera conhecimento para empresários


Na constante busca de inovação, parceria e projetos arrojados que possam contribuir com um diferencial para a sociedade empresarial paraminense, a Ascipam Jovens Empresários em mais uma importante parceria com a Fapam ? Faculdade de Pará de Minas ? no dia 18 de novembro realizou a solenidade de início das atividades do N.P.A sigla para Núcleo de Práticas Administrativas da Fapam. A solenidade foi um marco para os alunos integrantes do projeto, para o conselho e para toda diretoria da Fapam e Ascipam Jovens Empresários, pois o N.P.A já nasce forte pela representatividade das duas instituições à frente do projeto, a Fapam ? como renomada instituição de ensino superior principalmente na área da Administração com excelentes resultados perante o MEC, e a Ascipam - Ascipam Jovens Empresários hoje uma das mais reconhecidas entidades associativas empresariais da nossa região, com todo este amparo o N.P.A já chega causando nos alunos de Administração grande empolgação e vontade de participar deste importante projeto de crescimento pessoal e profissional.

Entenda um pouco mais sobre o N.P.A, como surgiu, seus objetivos e entenda o que os empresários de Pará de Minas ganham com este projeto:

A Fapam e Ascipam Jovens Empresários se reuniram para tentar juntas reativar um antigo projeto da faculdade chamado Empresa Júnior, este projeto paralisado a algum tempo devido a diversas barreiras que o impediram de se consolidar, ainda fazia parte dos planos da Faculdade, pois este tipo de projeto vem dando muito certo em todo o mundo e principalmente no Brasil quando Por Paulo Duarte em meados de 1980 a Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Câmara de Comércio Brasil ? França inaugurou a primeira EJ sigla para Empresa Júnior no país, este movimento teve início no ano de 1967 em Paris ? França e rapidamente tomou conta do país, e treze anos depois chegou no Brasil e começou forte, hoje trinta anos depois desta iniciativa o Brasil é o maior país do mundo em números de EJ, são mais de 600 vinculadas a 200 instituições de ensino superior além das Federações Estaduais e Confederação Nacional, estima-se que dois mil projetos são desenvolvidos por ano com envolvimento médio de 25 alunos por EJ, e mostra o quanto a Fapam estava atenta as novas tendências do mercado mas faltava parceria para o completo engajamento do projeto. E este é o principal papel da Ascipam Jovens Empresários a parceria com as empresas que utilizarão estes serviços. Mas reativar a EJ da Fapam tornou-se insuficiente para os idealizadores que passaram a buscar um diferencial para que acontecesse a volta da EJ com inovações e diferencial competitivo e inovador, e com isto surgiu o N.P.A, este se diferencia da EJ porque busca o envolvimento dos alunos além dos projetos de consultoria propostos, e esta idéia se firmou com o lançamento do Banco de Currículos da Fapam que será gerido pelos integrantes do N.P.A. Assim iniciou-se o processo de seleção dos primeiros integrantes do N.P.A pela Fapam, foi consolidado o conselho de gestão com representantes das duas entidades, e a Ascipam Jovens Empresários começou o processo de seleção das primeiras empresas a serem atendidas dos chamados ?Projeto Piloto?. E hoje a equipe encontra-se realizando in loco seu primeiro trabalho de consultoria. Um grande diferencial do N.P.A é que todos os projetos realizados chamados de ?Cases? serão apresentados para a sociedade empresarial paraminense com reserva do associado que utilizou o serviço e seus dados, os Cases serão apresentados focados no problema estudado e no resultado obtido no período, a projeção é de dois meses para a realização dos trabalhos e exposição do case.

Recentes reportagens sobre este tema expuseram o grande diferencial competitivo que os ex-participantes deste tipo de projeto tem em relação aos seus concorrentes em um processo de seleção, pois eles além do conhecimento acadêmico somam ao seus currículos experiência profissional em diferentes áreas e conseguem facilmente expor e mensurar sua participação nos resultados obtidos em projetos, deixando mais claro o seu perfil profissional e suas competências. Este tipo de projeto agrega aos jovens maturidade responsabilidade e comprometimento, além de desenvolver neles o empreendedorismo, isto nos mostra que os resultados vão além da soma de conhecimentos acadêmicos e profissionais, eles chegam na formação do ?homem? profissional fazendo com que ele seja mais visionário e tenha uma consciência maior do diferencial que seu trabalho pode fazer para uma sociedade mais organizada.

Consultoria ainda é para muitas empresas um sonho sem previsão de realização, mesmo com entidades como Sebrae que sempre oferecem este tipo trabalho muitos não conseguem nem mesmo procurá-los por não saber como agir e do que tratar, devida aos grandes problemas de gestão comuns em pequenas empresas, mas é interessante observar que cada dia mais as empresas aceitam que precisam de ajuda que as coisas estão mudando rápido demais e que muitas vezes não é possível acompanhar, isto é sem dúvida um grande passo para mudarmos o conceito cultural das pessoas sobre consultoria. Para muitos o preço é inviável, custear um profissional de determinada área para realizar um projeto ainda é um peso para pequenas e médias empresas. Por isto o N.P.A chega para oferecer consultorias em diversas áreas de uma empresa com custo reduzido pois seu principal objetivo é o aprendizado do aluno e não visa rentabilidade financeira, os valores cobrados são proporcionais ao projeto a ser executado baseado nos custos operacionais e no acompanhando dos professores especialistas garantindo o sucesso do projeto, viabilizando a todo tipo de empresa obter consultoria empresarial.

Para solicitar um projeto através do N.P.A basta procurar a Ascipam Jovens Empresários ou a Fapam onde concentra-se o escritório administrativo do núcleo.

Paulo Duarte