Inaugurada a moderna Central de Material Esterilizado do HNSC

Equipe do Centro de esterização
Equipe do Centro de esterização

“Uma central moderna, funcional e bem equipada significa, acima de tudo, mais eficácia na resolutividade do Hospital Nossa Senhora da Conceição traduzida em redução do risco de infecção, ou seja, melhor atendimento à comunidade e maior tranquilidade para o profissional. Asseguramos, com toda transparência possível, que estamos implantando um serviço de primeiro mundo”.

Foi com estas palavras que o diretor técnico, médico do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Gilberto Denoziro Valadares, ressaltou importância da inauguração da nova Central de Material Esterilizado (CME), no último dia 30 de setembro. Responsável por todo o processo de desinfecção e esterilização dos materiais utilizados nas unidades de internação, bloco cirúrgico, CTI e hemodiálise, a CME, que acaba de entrar em operações, substitui a que foi instalada na década de 80.

Imprescindível no funcionamento dos hospitais, ela operacionaliza desde a lavagem e secagem dos materiais, passando pela área de expurgo e encaminhamento ao setor de empacotamento, até chegar à vaporização nas autoclaves. A construção moderna tem 163 metros quadrados de área física e foi viabilizada através do convênio firmado entre o HNSC e o Pro-hosp, programa implantado pelo Governo de Minas com o objetivo de fortalecer os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Gilberto Denoziro, o investimento total está na casa dos R$250 mil e, muito embora a população não possa acompanhar diretamente a funcionalidade da CME, por se tratar de uma atividade interna, a certeza da sua plena operacionalização é motivo de tranquilidade e grande satisfação para toda a comunidade. “Essa construção se reveste de uma importância maior porque, à exceção do Centro de Hemodiálise, é a primeira grande obra física dos últimos dez anos, associada à aquisição de equipamentos modernos”, disse ainda o diretor.

Dentro em breve a nova Central de Material Esterilizado também receberá três autoclaves de última geração, que estão sendo doados pela Cemig. São equipamentos capazes de combater microorganismos de alta resistência, oferecendo segurança máxima aos pacientes. Eles devem entrar em operação no final do ano. Até lá a CME continuará operando com as autoclaves que tem e que são bastante eficientes, também.

Futuras obras – A diretoria anuncia para breve outros investimentos no Hospital Nossa Senhora da Conceição, tais como novos vestiários, uma cozinha mais ampla e, futuramente, outro centro cirúrgico.