Muita emoção na mágica noite do Empresário do Ano

A emoção de Edval ao receber o título de Empresário do Ano
A emoção de Edval ao receber o título de Empresário do Ano
Um brinde ao Empresário do Sesquicentenário
Um brinde ao Empresário do Sesquicentenário













Aos 12 anos de idade ele já trabalhava como atendente na Farmácia Nossa Senhora da Piedade. Aos 14, foi para a área de produção da Cerâmica Parapuan. Aos 18, passou a trabalhar em alto-forno nas cidades de Mateus Leme, Sete Lagoas e Pitangui.

Mas Edval gostava mesmo era de Pará de Minas e optou por retornar à terra natal onde começou a trabalhar numa serralheria. Na medida em que aprendia a atividade se interessou mais por ela, optando pelo negócio próprio nos fundos da casa do pai.

Nasce a Safol, em parceria com um cunhado. Mas, aos poucos, os sócios percebem a demanda do mercado e redirecionam as atividades para a fabricação de móveis de aço industriais e comerciais.

Edval Amaral junto a seus filhos, neto e esposa
Edval Amaral junto a seus filhos, neto e esposa

Um dia, Edval é surpreendido com a decisão do sócio em seguir outro caminho e fica atordoado porque não tinha dinheiro para comprar a outra parte. Incentivado pela família cria coragem e assume a indústria, depois de passar várias noites sem dormir.

Na insuficiência de funcionários ele se desdobra e passa a contar mais com o apoio da esposa. O casal trabalhava das 7 da manhã às 8 da noite. Eleusa, nas áreas administrativa e financeira.

Ele, nas compras, nas vendas, na criação de projetos e na produção. Atendia aos telefonemas ali mesmo, porque não podia tirar a outra mão da máquina. A qualidade e a personalização dos móveis de aço ganharam fama, atraíram muitos clientes e foi possível contratar mais funcionários.

A Safol já é a terceira do ramo em Minas Gerais e ainda tem a vantagem de ser a única a criar projetos e a fazer as instalações. Preparando-se para duplicar a produção, agora que seus produtos estão sendo divulgados em feiras estaduais, a indústria está expandindo as instalações.

Além dos quase cem funcionários, o industrial conta com o apoio dos filhos Evânio e Ênio, que têm demonstrado grande tino pelos negócios e inovado o posicionamento da empresa no mercado globalizado.

Edval Amaral, o nome que os associados da Ascipam escolheram como Empresário 2009.