Ama Pangeia apresenta projetos ambientais de 2010

apresenta projetos ambientais de 2010

Presidente da Câmara, Vilson Santos, ao lado do promotor Delano Azevedo e do prefeito Zezé
Porfírio no descerramento da placa.
Presidente da Câmara, Vilson Santos, ao lado do promotor Delano
Azevedo e do prefeito Zezé Porfírio no descerramento da placa.

Ambientalistas, autoridades municipais, profissionais da educação, empresários, dentre outros convidados, participaram do café oferecido na sede da AMA Pangeia, na manhã de 23 de fevereiro, para a apresentação dos projetos ambientais que serão desenvolvidos ao longo de 2010.

Destaque para o Parque Ecológico Serra do Cristo, que ocupará uma área de 150 mil metros quadrados, localizada no centro de Pará de Minas. Ela será transformada na maior reserva ecológica do município através de convênio que será assinado em breve pela Prefeitura, o Ministério Público, a Associação AMA Pangeia e o Codema.

Outro projeto de destaque será desenvolvido no Parque do Bariri. A área, que fica na parte de cima, onde existem três nascentes de água, receberá cuidados especiais. São 130 mil metros quadrados de área de preservação permanente que passarão por um processo de recuperação ecológica, através do plantio de mudas. Apoiada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IEF e a Polícia Ambiental, a AMA Pangeia também contará com o apoio dos moradores do bairro São José que, desde o primeiro momento, demonstraram grande entusiasmo pelo projeto de preservação de um dos maiores cartões postais de Pará de Minas.

Neste ano a Ama Pangeia também pretende firmar outra parceria com a Prefeitura e a Câmara no sentido de normatizar o plantio de mudas no município. Levantamento realizado pela associação confirma que a maioria das árvores plantadas são impróprias para o perímetro urbano. A diretoria vai entregar à Câmara o conjunto das normas na expectativa de que elas sejam transformadas em projeto de lei para receber a sanção do prefeito Zezé Porfírio. O objetivo da Ama é investir no plantio de árvores da própria região, pois assim possibilitarão maior equilíbrio ecológico.

Durante o café de apresentação dos projetos também foi descerrada a placa da sede administrativa, localizada no bairro Eldorado, próximo à unidade em construção do Corpo de Bombeiros. A sede recebeu a denominação de Dr. Delano Azevedo, homenagem ao promotor e Curador do Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas, que vem desenvolvendo um trabalho muito eficaz na região.