Asas: livres para ajudar!
Moradores se unem para ajudar hospitalUma iniciativa de empresários e profissionais liberais de Pará de Minas promete dar um alento às pessoas que dependem do serviço público de saúde da cidade. Inconformados com as condições precárias do atendimento à população, eles se uniram e fundaram a Associação Somos Amigos da Saúde (Asas), entidade de caráter beneficente, que tem como objetivo promover ações de assistência à saúde na cidade de Pará de Minas. O lançamento da Asas aconteceu no dia 17, no Salão nobre do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
De acordo com o empresário Marcus Vinícius Penha de Souza, presidente da Asas, a associação vai se concentrar neste primeiro momento em levantar recursos que serão aplicados no Hospital N. Sa. da Conceição, que passa por séria crise, podendo inclusive ser obrigado a suspender o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o Hospital apresenta déficit mensal de R$190 mil, provenientes da complementação dos valores pagos pelo SUS aos médicos, e precisa de investimentos urgentes como a contratação de plantonistas e enfermeiros, aquisição de equipamentos médicos, aparelhos para exames, medicação e reformas estruturais. “O hospital sofreu muito com algumas administrações passadas e ficou bastante desacreditado na cidade. As pessoas acham que o problema não tem solução. Nosso desafio é envolver toda a comunidade nesta causa”, explica o empresário. Ele ressalta que desde abril de 2008, o hospital vem sendo administrado por gestores competentes, que estão tentando mudar a imagem da instituição com uma gestão mais responsável.
Para o advogado Geraldo Magela da Silva, vice-presidente da Asas, a seriedade, a transparência e vontade de ajudar são as principais marcas da associação. “A Asas é formada por pessoas respeitadas, íntegras, voluntárias e sem qualquer vinculação política, que chegaram à conclusão de que é preciso parar de reclamar da situação e começar a agir para a situação mudar”, afirma. A expectativa, de acordo com o empresário Júlio César Vieira Leitão Gomes, um dos idealizadores da Asas, é que a população receba bem a associação e contribua para a melhoria da saúde em Pará de Minas. “Todos os valores arrecadados e o destino destes recursos estarão no site da Asas, para que todos saibam o que está sendo feito”, garante.
“A adesão da população é fundamental para a continuidade de atendimento do hospital, principalmente aos pacientes mais necessitados”, completa.
De acordo com Marcus Vinicius Penha de Souza, desde o dia 18 de fevereiro começou a funcionar o serviço de telemarketing da Asas, com o objetivo de arrecadar doações dos moradores de Pará de Minas e região. A população pode contribuir ainda pelo telefone (37) 3231-5800 ou diretamente na conta bancária da Associação (Asas - Associação Somos Amigos da Saúde - Banco do Brasil -001 - Agência - 0292-5 - Conta - 43.746-8).
Outra ação da associação é o projeto “Troco Solidário”, com a implantação de urnas de doações nos estabelecimentos comerciais da cidade. A participação das empresas da cidade também será estimulada de outras formas, por meio da campanha “Empresa amiga do hospital”. A mobilização em torno de prefeitos e deputados de Pará de Minas e cidades vizinhas é outra frente de trabalho da Asas. A idéia é convencer os representantes das cidades que se beneficiam do hospital a colaborar mais, a fim de evitar que o hospital interrompa o atendimento aos pacientes.
Empresário, faça sua parte, vamos ajudar a salvar este nosso patrimônio.