Como adquirir uma empresa funcionando


Rodrigo Marinho
De repente, surge a grande oportunidade de se tornar empresário. Embora micro ou pequeno, é a chance de resgatar conceitos há muito tempo armazenados, no íntimo, como forma de provar para si e para a sociedade o seu valor como empreendedor e proporcionar àqueles que estão a sua volta a melhoria da qualidade de vida tão ambicionada por todos. Tudo bem se fosse só isso. Sonho realizado, futuro garantido e sacrifício recompensado!!! Mas o mundo dos negócios se constitui de caminhos tortuosos e de obstáculos que se apresentam, à primeira vista, até intransponíveis. Somente com algumas técnicas, talento e competência o empresário terá a capacidade de transpor com sucesso essas dificuldades e dar perenidade ao empreendedorismo. Portanto, atualizar-se sobre negócios e adaptar-se aos cenários empresariais do Brasil é o primeiro mandamento para quem deseja ter um empreendimento próprio.

Seguem algumas dúvidas mais frequentes:

Quando vale a pena comprar um negócio? Quando ele estiver em ascensão ou quando houver queda no segmento?

Um negócio em ascenção terá, sem dúvida, valor muito maior se comparado com uma empresa em declínio, mas aqui existem alguns fatores que devem ser levados em consideração:

a) O negócio está em queda por uma má administração ou porque o mercado não comporta mais aquela atividade?
b) A empresa está em ascensão por contar com uma administração adequada ou porque o mercado estava carente daquele produto ou serviço, ou seja, por uma situação momentânea?
c) Conseguirei administrar essa empresa da mesma maneira e mantê-la em crescimento?
d) Tenho perfil adequado para administrar de forma necessária essa empresa em queda?
e) Por quanto tempo o mercado está disposto a consumir esse produto ou serviço?
f) Tenho os recursos necessários para realizar esse investimento?

Aqui o perfil empreendedor, que busca informações, analisa os negócios e planeja, será fundamental para a tomada de decisão.

Com saber se ele está maduro o bastante para ser ainda um negócio atraente e compensador?

Dizemos que uma empresa atingiu a maturidade depois de passados os três primeiros anos de existência. Seria esse o primeiro aspecto a levantar. Mas o mercado nos oferece informações muito importantes sobre a aceitação ou necessidade de determinados produtos ou serviços, pois necessidade não se cria nas pessoas, ela é despertada nos consumidores.Uma pesquisa é fundamental nesse caso. A visita a concorrentes, a análise do seu movimento em comparação com o que temos em vista, as tendências do mercado, as ameaças e as oportunidades, o perfil do consumidor, a qualidade do produto, a satisfação dos clientes, fatores sazonais incidentes, todos esses são quesitos importantes quando desejamos realizar a análise de viabilidade de qualquer negócio.

Que cuidados tomar antes da compra?

Antes de qualquer decisão devemos fazer uma análise muito criteriosa do nosso perfil em relação ao negócio pretendido. Então pense:

- gosto desse ramo de atividade?
- conheço o ramo pretendido?
- tenho aptidão para ser patrão?

Qualquer resposta negativa em uma das questões levantadas já expõe uma debilidade que podera implicar no insucesso do empreendimento.

No que se refere aos aspectos burocráticos:
- a regularização da sede da empresa e o recolhimento dos tributos foram feitos de forma adequada?
- o empreendimento possui alvará de funcionamento?

Solicite a apresentação dos seguintes documentos: contrato de locação do imóvel,contrato de constituição da sociedade, cartão CNPJ, cartão de inscrição estadual, cinco últimas declarações de Imposto de Renda da Pessos Jurídica, RAIS dos últimos cinco anos, livros contábeis obrigatórios, devidamente escriturados e registrados. São essas as exigências mínimas para a comprovação da regularidade de uma empresa.

Fonte: Sebrae/MG
Março 2007