Jornal da Ascipam - Maio de 2010

Itambé investe em reciclagem

Itambé, Prefeitura e Ascamp fecham parceria inédita para coleta de recicláveis produzidos pela empresa
Lançamento do projeto aconteceu na sede da Itambé, em Pará de Minas
Lançamento do projeto aconteceu na sede da Itambé, em Pará de Minas

A Itambé lançou em Pará de Minas o projeto Cooperativismo Sustentável, uma parceria entre a empresa, a Prefeitura e a Ascamp, associação de Catadores de Pará de minas. O projeto tem como objetivos ampliar a coleta de materiais recicláveis na cidade, promover a inclusão social e gerar mais emprego e renda para os catadores da Ascamp. O ponto de partida será a doação para a Ascamp de todos os resíduos recicláveis, como papel, plástico, papelão e vidro, produzidos nos setores administrativo e industrial da unidade Itambé de Pará de Minas. O projeto irá também contribuir para a formação dos catadores. A Itambé irá oferecer treinamentos, por meio de seus colaboradores sobre “Segurança no trabalho”, “Gestão de recursos ambientais”, “Comercialização de produtos”, entre outros. A Ascamp atualmente realiza coleta e triagem, que consiste na separação dos diferentes materiais, e revende-os para outras empresas. A intenção dessa parceria é agregar valor ao processo. Doze dos 28 associados da Ascamp passarão a atuar dentro da Itambé, o que irá promover a inclusão de mais pessoas no processo de reciclagem.

Gustavo Gonçalves, gerente da Itambé, disse que a empresa tem orgulho de participar de uma iniciativa que vai valorizar a vida dos membros da associação.

O convênio prevê um aumento da coleta de recicláveis do município pela Ascamp, estimulando a associação a se estruturar para suportar a demanda, bem como a Prefeitura a fornecer condições de coleta para todo o município, mantendo- se a tríade da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Para Germano de Oliveira França, gerente da Ama Pangeia, a cidade vai ganhar uma associação de catadores mais forte. “Com essa oportunidade que a Itambé está oferecendo, eles têm um desafio que é ampliar a coleta de recicláveis. Isso nos incentiva a fazer mais campanha de coleta seletiva para as pessoas selecionarem mais o lixo. Sabemos que além de necessário é um investimento lucrativo, que eles consigam fazer um bom trabalho. Estamos dispostos a ser parceiros deles com capacitação e fazer campanhas para o meio ambiente ganhar com isso também”.

Uma prensa para materiais foi doada à Ascamp por uma empresa fornecedora de embalagens longa-vida para a Itambé. A prefeitura anunciou para breve o início das obras de ampliação do galpão da Ascamp no bairro São Geraldo.