Jornal da Ascipam - Maio de 2010
Gerenciando

O Poder do Conhecimento

Desde os primórdios, a maior riqueza de uma pessoa não são seus bens, mas sim o seu conhecimento. As pessoas que detêm essa preciosidade possuem o que é mais importante para o seu crescimento.

E como podemos adquirir esse bem tão precioso? Devemos ler muito, não somente livros, mas também revistas e jornais, além de uma ferramenta muito usada nos dias de hoje, a internet. Antigamente, o acesso à informação era mais restrito, uma vez que existiam poucas revistas e jornais. Hoje, contudo, temos revistas especializadas em todos os assuntos e diversos jornais, abrangendo notícias dos mais variados temas, de todas as partes do globo. É preciso, porém, tomar cuidado com jornais sensacionalistas cuja matérias principais abordam a violência pura e simples, algo que não agrega coisa alguma.

Já a internet, usada de maneira adequada, torna-se peça fundamental para a obtenção de conhecimento. Vamos aproveitar nosso tempo vago para navegar em sites que nos forneçam informações relevantes e repassá-las adiante. Obviamente, temos que tomar cuidado porque aquilo que ajuda também pode atrapalhar: assim como existem jornais que não acrescentam coisa alguma em termos culturais, existem também sites perigosos e não recomendáveis. O ideal é que ensinemos nossos filhos a utilizar a internet somente para obtenção de informações úteis na formação do intelecto.

A busca de conhecimento não é uma coisa inata, mas sim algo que aprendemos. Os grandes pensadores da nossa história são pessoas com vasto conhecimento adquirido através do estudo. Além de nossos filhos, temos também a responsabilidade de incentivar nossos liderados a buscar o conhecimento. Um colaborador interno bem informado pode ser de muita valia e pode gerar mais retorno do que qualquer outro. Assim sendo, se você surpreender um colaborador navegando pela internet, lendo um jornal ou revista, lembre-se de que aquilo pode ser muito útil para ele e, principalmente, para sua empresa. Ele pode interpretar a informação de uma maneira diferente da sua e dali sair uma ótima idéia para seu segmento.

Quando um cliente chega para ser atendido, é certo que ele quer ser atendido por uma pessoa que esteja antenada a tudo que está acontecendo no mundo. O pior para o cliente é escutar sempre um “ham ham” insosso de um vendedor toda vez que fizer uma pergunta. Já quando atendido por um vendedor cheio de conhecimentos, o cliente leva, além da mercadoria ou serviço, uma ótima impressão de sua empresa, que certamente será repassada para outras pessoas.

É importante ressaltar que não podemos esquecer dos mais velhos, pois a base de todo o conhecimento está com eles. Como toda troca de informações é muito importante, toda vez que estiver conversando com uma pessoa mais velha, aprenda a escutar mais, falar menos e ter a humildade de perguntar quando não souber. Vamos mesclar nossa garra da juventude com o conhecimento dos mais velhos para descobrir novos nichos de mercado. Quando falo dos mais velhos, me refiro aos nossos pais, nossos patrões, concorrentes e até mesmo nossos antigos mestres. Quem se lembra das lições ensinadas por eles, é só colocá-las em prática.

Não posso encerrar esta coluna sem falar que o estudo é o alicerce do conhecimento. Por isso estude sempre, mesmo começando mais velho, pois nunca é tarde para começar a aprender. Sempre recicle suas informações, uma vez que o mundo não para e sempre temos mais e mais para aprender.

Um grande abraço e até a próxima! Com mais conhecimento, claro!

Ednei Duarte

Ednei Duarte

Gerente Executivo Ascipam