Opinião
Duplicação da BR 262 Oportunidade x Preparo

Evandro de Oliveira
Diretor Financeiro
Como os investimentos na duplicação da BR 262 fazem parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, instituído pelo governo federal, a sua finalidade principal é propiciar o desenvolvimento econômico da região. Como não poderia deixar de ser, o provável crescimento econômico da região é inquestionável, pois teremos com certeza a instalação de empresas, que serão atraídas devido às melhorias da rodovia e a proximidade da capital mineira.
Em Pará de Minas, embora tenhamos alguns problemas, comuns à maioria dos municípios brasileiros, podemos a nível nacional nos sentir privilegiados, pois, vivemos em uma cidade tranqüila e aconchegante, onde os serviços prestados em segurança, educação, saúde e habitação são relativamente eficientes, em se comparado com outros municípios. Serve de exemplo a questão habitacional em Pará de Minas, onde a preocupação com a ocupação do solo é bem administrada, tendo em vista que não possuímos favelas em nosso município.
Portanto é chegada a hora para que todos nós possamos refletir acerca da duplicação da rodovia e seus reflexos positivos e negativos. Cabe aos nossos representantes no Congresso, na Assembléia Legislativa, na administração pública municipal, das sociedades de classe e todos da comunidade, que se reúnam e discutam estes reflexos para o nosso município, principalmente no que tange à infraestrutura necessária para receber este suposto crescimento, devendo, pois a Prefeitura Municipal realizar políticas que permitam a adequação, ampliação e melhoramentos nas áreas da saúde, educação, segurança, habitação, sob pena de, se não o fizermos, termos um crescimento desordenado que poderá trazer sérios problemas para toda a comunidade.
Portanto é necessário que todos nós, que amamos nossa terra natal, que nos unamos na defesa interesses de nosso município, onde devemos exigir de nossos representantes um planejamento em todas as áreas essenciais, e que estes tomem atitudes de fato, que visem a preparar o município para a chegada da oportunidade que se apresenta.
Passemos por analogia conjugar o binômio preparo e oportunidade, muitas das vezes nos deparamos com pessoas que, se referindo ao sucesso profissional do próximo, dizem: - Nossa, como fulano de tal tem sorte! Não acredito na sorte como fator de sucesso de quem quer que seja, mas sim, na conjugação do preparo que encontra a oportunidade, sendo portanto o sucesso meramente uma conseqüência deste binômio, sendo que, o individuo despreparado nunca poderá usufruir de uma oportunidade.
O mesmo deverá acontecer em nosso município. Devemos nos preparar para esta nova oportunidade que se apresenta, sob pena de não podermos mais usufruir de uma cidade tranquila e aconchegante como Pará de Minas.