Gerenciando

O que é PCMSO?




Ednei Duarte
Começo perguntando o que é mais importante nas empresas? Seriam as máquinas, o lucro, o imobilizado, o cliente? Claro que todos estes itens têm grande importância, mas seriam inúteis sem o Capital Humano. É ele quem lida com máquinas e clientes, que cuida do imobilizado e que ajuda a gerar o lucro.

Comprovadamente, para obter maior produtividade dos funcionários é preciso conforto e saúde no trabalho. Pensado nisso, o Governo Federal lançou tempos atrás o “PCMSO” – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional –, conhecido também como NR7, cujo principal objetivo é prevenir o trabalhador contra doenças ocupacionais. Pense em um dia daqueles no qual o empregador precisará muito de seu funcionário e, na hora H, este não virá por motivo de uma doença causada por um ruído muito forte ou por uma alergia a poeira. Até que tudo se ajuste, o tempo já terá passado e poderá ser muito tarde. Caso o empregador de nosso exemplo possuísse o PCMSO, isto poderia ser evitado, pois o programa foi desenvolvido para prevenir tais situações.

Não podemos esquecer também que os custos com a ausência do empregado, bem como suas implicações previdenciárias e legais são muito maiores que o investimento nos programas de segurança e saúde determinados pela legislação. Além disso, o empresário pode estar se prevenindo de possíveis consequências jurídicas – processos cíveis, criminais e previdenciários – decorrentes do aparecimento de doenças ocupacionais.

Basicamente, o PCMSO consiste em exames admissionais, períódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função, demissional e alguns exames específicos que dependem dos riscos do trabalho. Além disso, existem ainda as ações de promoção de saúde, primeiros socorros e relatório anual. O empresário, no entanto, não precisa se assustar, pois para implantar o programa em um empreendimento o melhor a fazer é contratar uma das diversas empresas especializadas. Estas, contando com médicos do trabalho e técnicos de segurança, farão o diagnóstico dos riscos envolvidos no ambiente de trabalho, realizarão os devidos exames médicos e adotarão as medidas preventivas necessárias.

Vale, no entanto, sugerir cautela ao empregador no momento de contratar uma empresa para a prestação deste tipo de serviço. O empresário deve pedir informações e certificar-se de que a empresa tem qualidade, eficiência, comprometimento e ética. Caso contrário, o empreendedor poderá ter surpresas desagrádaveis futuramente, visto que toda vez que o Ministério do Trabalho fiscaliza uma empresa, podem ser pedidos os comprovantes do PCMSO.

Outro benefício implícito no programa é a projeção de uma imagem positiva da empresa, ou seja, de atenção e cuidado não só com a saúde de seu funcionário, como também com o ambiente. Agindo assim, a organização adquire credibilidade e respeito diante dos trabalhadores e do mercado de trabalho. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em um empreendimento que se preocupa com a saúde e o bem-estar de seu funcionário?

A Ascipam, sempre pensando em ajudar seus associados, fez parceria com duas empresas que prestam serviços de PCMSO. Esta parceria consiste em preços bem mais acessíveis que os praticados no mercado, sendo que os valores são debitados automaticamente na boleta. Para mais informações, os empresários devem procurar a entidade.

Lembre-se de não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Proteja o maior bem de sua empresa, o Capital Humano. Um grande abraço e até a próxima.