Siderúrgica Alterosa comemora 50 anos

Diretores e colaboradores se reuniram para uma grande confraternização

A hora do parabéns
A hora do parabéns
Siderúrgica Alterosa: há 50 anos produzindo com responsabilidade para contribuir com o futuro das próximas gerações. É com determinação e responsabilidade de quem se preocupa com a comunidade em que atua e com o futuro das próximas gerações que a Siderúrgica Alterosa comemora seus 50 anos.

O dia 11 de março de 1959 foi importante, não apenas para o grupo de homens empreendedores que a fundaram, mas para a cidade de Pará de Minas e todo o Estado de Minas Gerais. Naquela época, a crescente demanda do ferro, como matéria-prima básica para a existência de outras importantes indústrias, como a automobilística, impulsionou a economia de muitas regiões do país, entre elas, a nossa. A extração e o beneficiamento do minério de ferro surgia como uma atividade que mudaria para sempre os rumos da economia local, com a geração de empregos e uma série de outros benefícios.

O mais importante nisto tudo é que depois de tantos anos, a Siderúrgica Alterosa continua nas mãos das mesmas famílias que iniciaram os negócios. De geração em geração a empresa prospera, diversifica e solidifica suas bases investindo em outras atividades como o reflorestamento. Através da Sorel, Sociedade Reflorestadora, investe no plantio de mudas de eucalipto e trabalha pela preservação de milhares de hectares de matas nativas, que se encontram sob máxima proteção em suas propriedades. Com tudo isto, a autosustentabilidade em carvão vegetal, principal matéria prima necessária durante o processo de produção do ferro gusa, já é uma realidade conquistada com muito trabalho e altos investimentos.

A empresa também investiu na construção de uma usina termoelétrica, capaz de produzir energia suficiente para abastecer as necessidades da empresa, e ainda disponibilizar o excedente ao mercado. A Cogeral, Cogeradora de Energia, está em fase de testes e em breve entrará em funcionamento.

Comemorações

Uma missa em Ação de Graças, celebrada por padre Paulinho, na Matriz Nossa Senhora da Piedade, deu início às festividades em comemoração pelos 50 anos da Alterosa. Ao final da celebração, fundadores, diretores, familiares, colaboradores e amigos, se emocionaram com as palavras do celebrante, que fez questão de destacar a importância da empresa para o município e a comunidade.

Os colaboradores também foram prestigiados com bela festa, realizada no Multicenter, onde puderam assistir a um vídeo festivo preparado especialmente para a ocasião. Todos os convidados que participaram do almoço ou jantar, promovidos pela empresa, ganharam brindes alusivos aos 50 anos, curtiram uma boa música e aproveitaram o encontro para um momento de confraternização.

Durante todo o ano, a Siderúrgica Alterosa estará comemorando com grande alegria o seu jubileu de ouro e convida a todos para festejarem juntos.