Jornal da Ascipam - Junho de 2010

Política cultural transforma Pará de Minas em palco de grandes espetáculos


A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais encantou o público com uma viagem musical pelos quatro cantos do mundo.

Um dos muitos eventos culturais promovidos pela Prefeitura, a Fanfalhaça tomou conta da Rua Benedito Valadares, divertindo a população com músicas e entreatos cômicos.

Em um parque, músicos de várias nacionalidades fazendo uma viagem musical ao redor do mundo; pátios de escolas transformados em palcos teatrais; salas de aula convertidas em oficinas cênicas; palhaços apresentando entreatos cômicos em uma animada fanfalhaça ao longo da principal rua da cidade e escolas vibrando com a alegria dos picadeiros circenses.

À primeira impressão, a descrição de cenas tão diversas como essas, em uma cidade do interior, poderia compor um fictício roteiro, cheio de ilusões. No entanto, em Pará de Minas, essa é a realidade que tem sido vivida – e aplaudida – pela comunidade. Tanta movimentação artística para o deleite do ávido público paraense é resultado do incremento na programação cultural da cidade, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A diversificada agenda, com espetáculos grandiosos , novos projetos e eventos revela que Pará de Minas está se firmando como um dos grandes polos culturais do interior do Estado. Somente no último mês, a cidade foi palco da apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Mostra Teatral Itinerante, do Festival Mundial do Circo e do Parabenjamim – 2º Festival de Palhaço. Com um detalhe: todas as promoções, realizadas em diversos locais, no intuito de levar aos moradores de todas as regiões da cidade uma programação de alto nível, foram gratuitas. A proposta de ampliar a difusão da arte e da cultura no Município é uma das linhas da política pública do setor adotada por Maíza Lage Barbosa, secretária municipal de Cultura. Segundo ela, a abertura da administração municipal para a celebração de parcerias com empresas e produtores culturais é um dos fatores que têm contribuído para a promoção da ampla agenda. Citando os exemplos da CTBC – que apresentou a Orquestra Filarmônica por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Yepocá Cia de Teatro, apresentação patrocinada pelo banco Mercantil do Brasil e Petrobrás, com o apoio da Agentz Produções, a secretária ressalta a força das parcerias que estão sendo construídas pela Prefeitura. Essa soma de esforços do município, da iniciativa privada e de entidades culturais tem ainda muito o que render à população . Prova disso é que já estão planejados para os próximos meses outros eventos, com o mesmo intuito de democratizar o acesso da população à programação cultural. Destacam-se nesta agenda o 2º Festival de Cenas Curtas de Teatro e Dança, a feira literária Paraliteratura e o Festival de Arte e Cultura.

Por tudo isso, Pará de Minas pode se preparar para novos espetáculos e para os aplausos.