
Empresário do mês



Pedro Faria ao lado dos netos





Pedro Faria se orgulha da profissão


Com 60 anos de rua Direita, Pedro Mendes Faria é um comerciante que marcou época em Pará de Minas, acompanhando o desenvolvimento do comércio na cidade. Experiente e comerciante nato, mostra que ama a profissão e passa para seus descendentes a arte de comerciar.
Nascido em Igaratinga, Pedro é filho de Antônio Lopes de Faria e Ana Araújo Mendes, uma família humilde de 13 filhos. Foi com o comércio que o pai Antônio criou a família. Ainda pequeno Pedro começou a ajudar na loja que o pai tinha na cidade natal em sociedade com o irmão Erotides Mendes, proprietário também da Casa Mendes, em Pará de Minas.
Na loja do pai se vendia de tudo um pouco: produtos bem diversificados como tecidos, calçados, enxovais para recém-nascidos, aviamentos, café, açúcar, lampiões, lamparinas, velas, querosene, fósforos e até carne de porco e toicinho. Foi nesta loja de mercadorias tão variadas que Pedro foi adquirindo experiência no comércio e aprendendo a acolher os clientes com respeito, honestidade, paciência e serenidade. Recebeu também de seus pais o espírito de religiosidade e de fé e amor ao próximo, com muita confiança em Deus.
Seu pai, já idoso e cansado, terminou seu trabalho como lojista, transferindo as mercadorias para a matriz, Casa Mendes. Nessa época, em 1950, vieram residir em Pará de Minas. Pedro, com 14 anos, trazia sua experiência para trabalhar com seus irmãos José, Jaci e Paulo que haviam fundado uma loja bem estruturada, a conhecida Casa Faria.
Nesse tempo Pedro treinava no infanto-juvenil do Paraense Esporte Clube, mas tinha ao comércio verdadeira dedicação.
O sucesso da loja permitiu que quatro anos mais tarde se desse início à construção da sede própria na rua Benedito Valadares , onde Pedro passou grande parte de sua vida. Casou-se então com Maria Ângela com quem teve seus três filhos, Jorge, Rogério e Neide.
Em 1º de julho de 1999, Pedro, juntamente com os seus filhos Rogério e Neide abriu a loja Skarpa, em que dá continuidade aos seus 60 anos de dedicação ao comércio ao lado de sua filha Neide e à funcionária Letícia.
Pedro é recentemente casado com Maria Célia Matoso, uma grande companheira e seus grandes amores são os netos Túlio, Luiza e Pedro.
Um exemplo de empresário atuante e apaixonado pela profissão de comerciante.
Esta é uma singela homenagem à Pedro de sua família que o admira.