José Fernandes Guimarães



Fernando junto com a esposa e filhos
Fernando junto com a esposa e filhos
Qual paraense não se lembra de, todas as manhãs, uma buzina avisando que o pão estava chegando fresquinho, em uma carrocinha que deu fama à Panificadora Guimarães? Fernando é um que se lembra bem, pois foi assim que sua família criou os filhos e mostrou o caminho a seguir, levantando-se todos os dias de madrugada para encher nossas mesas com guloseimas muito admiradas por toda a cidade.

José Fernandes Guimarães é paraense, filho de João Galdino Guimarães e Geralda Maria Guimarães, uma família simples que cresceu em prestígio na cidade através da Padaria Guimarães. João Guimarães iniciou seus 4 filhos cedo no ramo. Fernando, como é mais conhecido, começou a trabalhar com o pai aos 12 anos, ajudava na empacotação dos produtos, trabalhou como auxiliar de padeiro, ajudou na entrega, trabalhou também vendendo pão na carrocinha. Aos 15 começou a fazer entregas, conquistando a confiança de seu pai pela eficiência do trabalho. Quando completou 18 anos, tirou a carteira de motorista e passou a trabalhar no caminhão, buscando matéria-prima e lenha, mas o de que mais gostava mesmo era lidar com a fazenda, que administrou por muito tempo, dividindo seu tempo entre ela e a padaria, junto aos irmãos. Em 1999, os “Irmãos Guimarães” adquiriram uma nova empresa: a “Pães & Fadas”, que, por um tempo foi administrada dentro da própria Padaria Guimarães, mas, devido à necessidade de crescer, os irmãos decidiram dividir a sociedade, dando um foco maior a cada empresa.

Fernando e Edna assumiram a administração da “Paes & Fadas” em 2005. A empresa trabalha com toda a linha de pães para lanches, como pão integral, pão integral light, bisnaguinha de leite, pão de batata, pão de hambúrguer, hot-dog, pão de fôrma, que é o “carro-chefe”, e agora está entrando na linha de biscoitos. Atualmente está atendendo a 36 cidades.

A “Pães & Fadas” hoje possui 44 funcionários. “Muitos pais de família, arrimos de família estão trabalhando comigo, levando a vida com o serviço de nossa fábrica. Já tem os funcionários que adquiriram casa, moto, carro. Isso para mim é muito importante, é gratificante, fico muito feliz vendo meus funcionários progredindo. É uma grande vitória ver a “Pães & Fadas” hoje. Abracei a Empresa com muito amor e carinho, e estamos vendo que está dando bons frutos”, disse Fernando, emocionado.

Recentemente, o empresário recebeu convite para fazer parte do Conselho Consultivo do Sesi/Senai. Está também encetando um movimento junto a todos os empresários do ramo de alimentação para conseguir trazer o Cetal: Centro Tecnológico de Alimentos. Recebeu também, uma homenagem da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, pelos serviços prestados ao bairro, sendo reconhecido e querido por todos.

Para ele seus pais são exemplo de luta e superação. “Quero agradecer a meus pais, pois consegui atingir minha posição graças à educação que me deram e o caminho que me mostraram. Quero agradecer também aos meus irmãos, que sempre me ajudaram e me deram forças. Faço parte de uma família abençoada.”, disse Fernando.

Formado em Contabilidade, o empresário é casado com Flávia Marinho Mendonça Guimarães e pai de João Pedro e Bruno. Fernando acredita ser a família a fonte onde encontra forças para trabalhar muito todos os dias. “Agradeço muito à minha esposa e aos meus filhos por serem pacientes e carinhosos comigo. A família, para mim, é tudo. Quando abro a porta da minha casa, quero ser o melhor pai, o melhor esposo, pois sei que meu tempo é pouco para eles. A Flávia deu importante colaboração na educação de nossos filhos, educou-os muito bem. Ela é uma mulher forte, meu braço direito. Meus filhos são duas pedras preciosas que a Flávia lapidou e me deu de presente”, disse.

Fernando planta sonhos para o futuro: adquirir imóvel para ampliar a “Pães & Fadas”. Sua filosofia empresarial é trabalhar com seriedade, humildade e respeito aos colaboradores e também aos clientes, viver uma vida correta e honesta. Então, qual é a receita do sucesso? Segundo Fernando, é acreditar no que se faz, ter persistência, garra, ter fé em Deus e fazer tudo com muito amor, dedicação e seriedade.