Mãos à obra

Crea e Aeapam desenvolvem grande trabalho em Pará de Minas

Reunião da diretoria da Aeapam e a Ascipam
Reunião da diretoria da Aeapam e a Ascipam
O Crea, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, é uma autarquia federal que completou 75 anos de existência e atuação. A partir da década de 60, surgiram enormes modificações nas leis de regulamentação das atividades profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia, hoje se expandindo para outras profissões nas áreas da geografia e meteorologia. O objetivo do Crea é a regulamentação e aperfeiçoamento das profissões tecnológicas ligadas ao sistema Confea.

A Aeapam, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas surgiu em 1975. Fundada por profissionais atuantes e idealistas, passou por uma fase em que quase finalizou suas atividades, mas em 2004 um grupo de sócios fundadores remanescentes, juntamente com novos profissionais, decidiram colocar a Aeapam para funcionar novamente, e, desta vez com força total. Somaram esforços, sentindo necessidade de agrupar ações em favor da comunidade e de si próprios, começaram a se reunir novamente. Foi então que o Crea-MG adquiriu um imóvel que passou por uma grande reforma e hoje abriga a Inspetoria local e a Aeapam em regime de comodato. Hoje a Aeapam é formada por cerca 60 profissionais de Pará de Minas, com uma meta de chegar a 100 profissionais.

A Aeapam mostra que muitas vezes seus interesses coincidem com os da comunidade onde os profissionais atuam, segundo Ildes - “São do interesse da comunidade projetos como plano diretor, projeto de engenharia e arquitetura pública, que buscam democratizar a questão da moradia para os mais necessitados, também a questão da duplicação da rodovia, que é um fator de preocupação e atenção para aproveitar oportunidades. A Aeapam, através de seus profissionais e da entidade como um todo, tem contribuições para dar neste aspecto. Inclusive, por sua iniciativa, foi encaminhado ofício à Câmara dos Vereadores sugerindo a criação de uma Comissão Parlamentar mista para acompanhar a evolução dessa duplicação. Temos um projeto bem interessante, que surgiu a partir de uma sugestão do Sine - Pará de Minas, através de um contato com o Restaurante da Criança, do Bairro Padre Libério, cujo funcionamento merece melhorias devido às condições de precariedade. Um projeto que se tornou realidade arquitetônica, está sendo detalhado e agora está na fase de captação de recursos; e outros projetos que tem acontecido no âmbito da entidade”, explicou.

A Aeapam se preocupa com o crescimento sustentável da cidade. “Temos para oferecer ao poder público soluções e sugestões. O poder público tem nos procurado, solicitando estudo para revitalização de praças, são projetos e nós sabemos lidar com projetos e suas respectivas viabilizações. Esses projetos são focados nos interesses comuns da entidade e sociedade, e a partir deles temos a oportunidade de nos doarmos, dando nossa contribuição”, finalizou Ildes.

A Inspetoria do Crea-MG em Pará de Minas é representada e dirigida por 3 Inspetores, a saber: Inspetor Chefe - Eng Civil Marcos Marinho dos Santos, Inspetor Tesoureiro - Eng Civil Célio Carneiro de Castro e Inspetor Secretário - Eng Mec Ildes Antonio Soares Pacheco. A Aeapam é presidida pelo Eng Civil Flávio Villaça, juntamente com seu vice, Eng Mec Ildes e dos ilustres membros da Diretoria e dos Conselhos de Administração e Deliberativo, eleitos periodicamente, por votação ou aclamação em Assembleias.