Água: faça uso Legal

Prazo para regulamentação do uso da água vai até julho

Todo produtor que usufrui da água tem que se cadastrar
Todo produtor que usufrui da água tem que se cadastrar
O Igam, Instituto Mineiro de Gestão das Águas, desenvolve a campanha “Água: faça uso Legal”, com o objetivo de informar e facilitar o acesso aos meios de regularização do uso da água, além de levantar dados sobre a utilização dos recursos hídricos no Estado. Usuários de água tiveram a oportunidade de efetuar o registro, gratuitamente, recebendo a outorga, um instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos. Através da outorga, o Igam executa a gestão quantitativa e qualitativa do uso da água, emitindo autorização para captações e lançamentos, bem como para quaisquer intervenções nos rios, ribeirões e córregos de Minas Gerais.

Agora a campanha de regularização do uso da água, entra na fase de fiscalização do uso da água no Estado. A Emater MG, que atua na campanha auxiliando na divulgação e mobilização dos produtores rurais, chama a atenção para o cadastramento cuja data se estende até 31 de julho deste ano e para a fiscalização pelos órgãos competentes.

Conforme orientações do Instituto, o produtor que não possui fornecimento de água por meio de concessionárias, como a a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), deve fazer o registro, que é gratuito, e não precisa de acompanhamento técnico, lembrando que o produtor que se cadastrar fica isento das penalidades por uso inadequado da água.

Os produtores que ainda não se registraram devem procurar os escritórios da Emater-MG, a Polícia Militar de Meio Ambiente, as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), ou os sindicatos e prefeituras dos municípios. O registro também pode ser feito no site do Igam.