Muita aventura em 603 quilômetros de bicicleta

Empresários cuidam do corpo e da mente com muito exercício

Os cicloturistas Carlos Daniel e Jairo Mendes, dando seqüência à mais uma aventura em busca de descobrimentos e conhecimento de roteiros turísticos, desta vez realizaram uma viagem de ida e volta, partindo de Pará de Minas, que fez parte da região denominada “verde trilhas dos bandeirantes”, em direção até à bucólica e bela cidade de Matutina, que está situada no Alto Paranaíba, região esta cognominada de “trilhas dos tropeiros”.

O trajeto foi realizado através da antiga estrada que ligava Belo Horizonte ao Triângulo Mineiro. Em muitos trechos a natureza está ainda intacta e livre da praga das pastagens do “capim brachiara”.

A riqueza do caminho no que se refere à hidrografia é abundante e a alternância de relevo é bem diversificada compreendendo: planalto, serrado e montanhas.

O trecho mais desafiante, belo e sedutor, esta situada entre as cidades de Serra da Saudade e São Gotardo. Aí está localizada a famosa “Serra da Saudade” recortada por 50 Km de subidas e descidas com uma paisagem de tirar o fôlego de tão bela, entremeada de um silêncio apenas quebrado pelo gorjeio do gavião carcará e pela brisa do vento refrescante.

As cidade e localidades percorridas foram: Pará de Minas, Caetano Preto, Antunes, Igaratinga, São Gonçalo do Pará, Perdigão, Moema, Campinho, Estrela do Indaiá, Serra da Saudade, São Gotardo, Matutina, Dores do Indaiá, Bom Despacho, Leandro Ferreira, Conceição do Pará, Santana da Prata, Bom Jesus do Oeste, Carioca, Braz Corréa e Meireles.

Entre tantos benefícios que o cicloturismo proporciona como: contado direto com a natureza, aventura, desafio, higiene mental completa, momento de silêncio, de partilha, de reflexão sobre a vida e o mundo de espírito liberdade e fé, o mais extasiante e compensador, o mais humano de todos os sentimentos que temos percebido é a fraternidade é o encontro com o “outro” que infalivelmente te remete para o “outro absoluto” criador de tudo o que descrevemos acima.
Junho 2007