Aeapam informa
Aeapam e Fapam: Uma parceria que já é sucessoA Aeapam, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas, que congrega os profissionais da área de Engenharia, Agronomia e Arquitetura em Pará de Minas e região, tem como objetivo divulgar e aplicar os conhecimentos técnicos na solução de problemas da comunidade, por meio de sua rede de profissionais nas diversas modalidades, de forma a atender aos anseios e necessidades da população.
A Fapam, Faculdade de Pará de Minas, entidade criada em 1968 como uma extensão da Universidade Católica de Minas Gerais, da qual se desvinculou em 1985, atualmente é administrada com orgulho pelos paraenses, tendo à frente a sua Mantenedora, a Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Pará de Minas.
Ao longo de sua história, a Fapam tem contribuído muito para a formação técnica, cultural e social das pessoas da região, contando hoje com mais de 1000 alunos matriculados nos cursos de graduação em Administração, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Letras, Matemática e Nutrição; e pós-graduação em Gestão de Negócios, Leitura e Produção de Textos e Ciências Ambientais.
Buscando ampliar a base de conhecimentos técnicos aos associados e profissionais do Sistema Crea, com o objetivo de contribuir ainda mais para o desenvolvimento de nossa querida Pará de Minas, a Aeapam vem trabalhando, desde o início de 2008, para trazer à cidade um curso ligado à área da engenharia e arquitetura.
Inicialmente, foi realizado contato com uma instituição de ensino superior de outro município, que já ministra cursos voltados para a área de engenharia, porém ela não correspondeu aos anseios da proposta, sendo descartada.
Recentemente, foi apresentada essa mesma proposta à FAPAM, que, com grata surpresa, demonstrou grande interesse, dando agilidade ao assunto, elaborando em tempo recorde o projeto pedagógico exigido pelo Ministério da Educação, e tendo tal competência reconhecida de imediato pelo Crea-MG, que, sem ressalvas em sua primeira análise, aprovou por unanimidade a criação do curso de pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental proposto pela instituição, já se encontrando em fase de inscrições e com início previsto para o segundo semestre deste ano.
Além dessa primeira grande conquista, e com vistas a novas oportunidades de melhorias, a parceria Aepam e Fapam trabalha para promover novos cursos de capacitação e extensão aos candidatos da cidade e região em assuntos voltados para os conhecimentos técnicos, por meio do Cefapam – Centro de Extensão da Fapam. Nessa parceria, cada parte entra com sua competência, agilizando o processo e atendendo às solicitações que forem surgindo.
A Fapam oferecerá sua estrutura física, recursos didáticos, experiência, elaboração dos projetos pedagógicos, e a Aeapam contribuirá com seu corpo técnico multidisciplinar, atendendo a todas as áreas técnicas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Outras necessidades que poderão ser supridas na região com essa parceria serão os treinamentos obrigatórios pela legislação trabalhista, que poderão ser ministrados em conjunto pelas duas instituições, atuando cada entidade em sua área específica, nos moldes descritos anteriormente, reduzindo custos e adequando funções à legislação e, para tanto, oferecendo oportunidades em qualificação e desenvolvimento de novas habilidades aos participantes, como: cursos para eletricistas (NR10), operadores de caldeiras (NR13), formação de pedreiros, bombeiros, e outras atividades que surgirão com a vinda do Corpo de Bombeiros, sem que grupos de pessoas necessitem se deslocar para outras localidades, com custos adicionais e riscos em viagens.
As vantagens dessa parceria são grandes e já podem ser colhidas. Novas oportunidades poderão surgir ou serem solicitadas por grupos de pessoas, profissionais ou empresas interessadas que demandem uma necessidade específica, voltada para a área técnica da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Quem ganha com isso somos todos nós, que veremos uma cidade mais progressista rumo a um futuro mais promissor, com desenvolvimento sustentável e planejado, gerando oportunidades a todos e reconhecimento para a nossa cidade, que contará com uma mão-de-obra de qualidade e preparada para o crescimento econômico que teremos com a duplicação da rodovia de acesso.
O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental será oferecido em nível de pós-graduação aos profissionais do sistema Crea (engenheiros e arquitetos) com carga horária de 420 horas e duração de 18 meses, com aulas às sextas-feiras e aos sábados, e com o investimento de 18 parcelas de R$ 339,00. As atribuições do curso serão dadas conforme legislação vigente do Confea. Maiores informações no endereço eletrônico: www.fapam.edu.br. Informações sobre a parceria na Aeapam pelo telefone (37)3231-3761), pelo endereço eletrônico aeapam@terra.com.br ou no escritório situado à Rua Sacramento, 356 com a secretária Josana e na Fapam através do CEPE-Centro de Pesquisa e Extensão, à Rua Ricardo Marinho, 110 ou pelo telefone (37) 3236-1308, com a Sra. Tânia Hanke.