Dicas da Adepam
Ser líder é saber liderar

Rodrigo Marinho
A questão do ambiente de trabalho (clima organizacional) tem assumido uma posição de destaque. Um bom ambiente de trabalho contempla uma equipe bem qualificada, onde prevalece o espírito de cooperação, e onde eventuais divergências possam ser conciliadas entre as partes. Aqui cabe salientar a importância de se ter um líder que possa observar estas questões e atuar quando for necessário. Atividades de integração entre a equipe também são muito bem vindas, bem como treinamentos e palestras. A troca de informações e conhecimento entre os membros da equipe deve fluir naturalmente, para o benefício de todos. Não se pode exigir resultados de uma equipe se esta não tiver um mínimo de comodidade e de condições para realizar suas necessidades básicas.
Mas se acredita que quanto melhor e mais bem atendidas estas necessidades tanto melhor será o desempenho de uma equipe. Benefícios contemplam salário, plano médico e odontológico, vale-refeição e vale-transporte, horas extras e outros fatores. Corresponde ao valor que o funcionário recebe pelo seu trabalho. É um aspecto de bastante relevância, porém de forma isolada não retém nenhum talento na empresa. O último fator, crescimento/aprendizado, talvez seja o mais importante.
O crescimento nos faz evoluir, não apenas tecnicamente na área afim, mas como pessoas, incrementando nossos relacionamentos pessoais e mudando a nossa visão de mundo. O mundo corporativo é um ambiente extremamente complexo, onde, conforme vamos subindo na carreira, vamos alterando nossos modelos mentais de forma a entender um pouco melhor como funciona a dinâmica das empresas e dos mercados. Neste ambiente complexo, os elementos-chave são as pessoas.
Assim, levando em consideração todos os aspectos, o de maior relevância é a questão das pessoas com que se quer trabalhar. As pessoas formam o ambiente de trabalho, propiciam o crescimento e no final, dão os benefícios adequadamente.
Fonte: Paulo Krieser