No rumo certo
Em fevereiro último, a ASCIPAM completou 45 anos de fundação. São quatro décadas e meia de realizações, desafios e incessante busca pela evolução. Dezesseis mil, quatrocentos e vinte e cinco dias defendendo os comerciantes, prestadores de serviços, industriários e agropecuaristas da região. Trezentos e noventa e quatro mil e duzentas horas de trabalho em prol da cidade de Pará de Minas.Ao longo destes 45 anos, o mundo vivenciou os mais diversos eventos: a chegada do homem à lua, a guerra fria, a queda do Muro de Berlim, a derrocada da URSS, duas guerras do Golfo, a revolução digital, o nascimento da internet, a globalização da economia e a evolução da genética, entre outras. Em termos de Brasil, viu-se a ascensão e queda do regime militar, os períodos de instabilidade econômica no final dos anos 80 e início dos 90, o impeachment, o Plano Real e a eleição de um presidente operário.
Vivemos numa época em que a velocidade das mudanças é cada vez maior, assim como os desafios causados por tais mudanças. Um exemplo óbvio é o aquecimento global, que exigirá contínua ação e cooperação de todas as nações do planeta numa extensão nunca antes vista.
A ASCIPAM, por sua vez, enfrentará seus próprios desafios: estar em sintonia com as mudanças globais e manter-se atualizada, consolidar-se como associação-referência regional e continuar expandindo sua área de atuação, bem como aumentar o leque de serviços oferecidos aos seus associados.
Se os desafios nos fazem avançar, a ASCIPAM tem progredido no rumo certo: os novos formatos de eventos como a "Semana Empresarial" e o "Empresário do Ano" têm projetado o nome da Associação para patamares que extrapolam os limites regionais; a promoção "Super Prêmios o Ano Inteiro" contribuiu para que Pará de Minas se tornasse um pólo comercial; novos produtos como o "Balcão de Empregos On-line" e o "Banco de Dados de Clientes" têm oferecido aos associados informações valiosas sobre o perfil da mão-de-obra disponível e dos consumidores de Pará de Minas e região; a revitalização do SESI/ASCIPAM, a renovação da sede e a instalação de um central telefônica VoIP promoveram melhorias estruturais que visam melhor atendimento não só aos associados, mas também à comunidade em geral.
Quarenta e cinco anos se passaram. Muita coisa mudou desde mil novecentos e sessenta e cinco. Só não mudaram os desejos de fazer da ASCIPAM uma entidade da qual Pará de Minas possa se orgulhar.
Fevereiro 2007