Aprovada a duplicação da BR-262
A grande obra está agora a um passo de se tornar realidadeNos últimos anos, todos presenciaram o caos em que se encontram as estradas brasileiras. A BR262 é o principal escoador da produção agrícola do triângulo e da produção leiteira do centro oeste, sem falar no transporte de minério de ferro e ferro gusa. Com tanto movimento, a rodovia já não comporta mais o tráfego de veículos, principalmente, os pesados. A melhor solução é a duplicação, esperada há anos.

A expectativa de uma nova rodovia, mais ágil e segura
O empreendimento beneficiará diretamente Para de Minas com a construção de um viaduto, 3 cruzamentos, uma passagem inferior, um retorno e uma passarela.
O Ministro dos Transportes vistoriou o trecho da rodovia BR262 entre Pará de Minas e Nova Serrana, que também será duplicado, e encontra-se em boas condições de trafegabilidade. A Superintendência do DNIT de Minas Gerais realiza obras de recuperação daquele segmento, até o município de Bom Despacho.
A duplicação da BR262 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, e tem assegurados R$ 375 milhões. O PAC foi lançado no dia 22 de janeiro e disponibilizará para o estado mais de R$2 bilhões para diversas ações a serem executadas em Minas Gerais.
A obra de duplicação da BR262 está dividida em três lotes. O lote 1 entre os municípios de Betim e Pará de Minas, avaliado em R$ 155 milhões, beneficiará 31 quilômetros da rodovia. O lote 2 prevê a duplicação de 26 quilômetros, entre Pará de Minas e Igaratinga e está orçado em R$ 133 milhões. O terceiro lote começa em Igaratinga e termina no entroncamento com a BR494, próximo ao município de Nova Serrana. A duplicação desses 27 quilômetros de extensão está avaliada em R$ 87 milhões.
O trecho a ser duplicado é parte do corredor de transporte que liga os estados de Mato Grosso e Goiás, ao noroeste do estado de Minas Gerais permitindo o escoamento das riquezas do País à região portuária de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Cerca de 4 milhões de mineiros serão diretamente beneficiados pelas obras de adequação de capacidade da rodovia. Os serviços irão contemplar os municípios de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juatuba, Mateus Leme, Florestal, Pará de Minas e Nova Serrana. O fluxo diário na BR262 é de 20 mil veículos entre Betim e Juatuba, 9 mil veículos/dia entre Juatuba e Pará de Minas e 6 mil entre Pará de Minas e Nova Serrana.
As obras estão prestes para terem inicio em até três meses. O deputado estadual Inácio Franco, ouvidor da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e ex-prefeito de Pará de Minas, falou sobre a luta para trazer o projeto para a cidade e sua participação, a começar por uma paralisação em sinal de protesto. "É bem verdade que tomei a iniciativa, mas não estava sozinho. Convidei os prefeitos vizinhos para unir forças e, através de uma liminar concedida pelo juiz da Comarca de Pará de Minas, Carlos Donizete, conseguimos no dia 29 de outubro de 2005 a paralisação da rodovia para chamar a atenção do Governo Federal para os problemas que estávamos vivendo. Casos de acidentes, inclusive fatais, eram constantes, sem falar dos prejuízos econômicos para a região".
Inácio Franco também conseguiu uma a audiência pública. "A próxima ação foi o estabelecimento da Audiência Pública, de onde surgiu o projeto. Tivemos a participação de comerciantes, produtores rurais, autoridades políticas, enfim, acredito que todos os setores da comunidade local participaram. E já nesta fase, pudemos contar com apoio do deputado federal Jaime Martins, que esteve presente".
Finalmente, o projeto. "Com o projeto em mãos, partimos para Brasília. Foi o deputado Jaime Martins quem apresentou a Emenda que alocou recursos para a obra. Hoje, após a presença do Ministro do Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Pará de Minas, que na ocasião autorizou a abertura o processo licitatório das obras, sinto-me muito feliz e agradecido a todos que acreditaram. Pudemos contar também com o Prodescon, que colaborou de forma fundamental".
O deputado disse que "Tenho a certeza absoluta de que a duplicação da 262 vai contribuir para um desenvolvimento muito grande da região, principalmente, em Nova Serrana e Pará de Minas. Vai despertar o interesse dos empresários em investir, gerando emprego e renda para a população, além de propiciar um conforto maior aos usuários da rodovia".
José Porfírio de Oliveira, prefeito de Pará de Minas, falou que "a duplicação da BR262, no trecho Betim - Nova Serrana, é uma antiga reivindicação do centro-oeste mineiro e de todos os que percebem sua posição no mapa rodoviário brasileiro como um dos corredores econômicos mais importantes do país. Especialmente para o município de Pará de Minas, o anúncio das obras de adequação de capacidade, melhoramentos e restauração é um grande alívio. Estamos em uma posição estratégica ao longo da rodovia e acreditamos que sua duplicação será a alavanca para o desenvolvimento econômico e social que buscamos, através das novas oportunidades que abrirá para a instalação de um pólo industrial aqui e para a conseqüente geração de emprego".
O presidente da Ascipam, Elias Diniz, acreditava na duplicação da BR262, em matéria veiculada no Jornal da Ascipam, há quase dois anos. Segundo ele, a obra vai dividir a história do desenvolvimento de Pará de Minas, devido aos inúmeros benefícios que serão gerados. "Com a facilidade do escoamento da produção, a farta mão-de-obra e um planejamento estratégico, Pará de Minas vai atrair grandes indústrias, colocando-se de vez na rota do desenvolvimento", disse.
Segundo o governo do Estado, a previsão é de que as obras já comecem no próximo mês e até o final de 2008 a duplicação da BR262 seja uma feliz realidade para Pará de Minas e região.
Fevereiro 2007