Dicas Adepam

Dicas para lucrar no Natal




Rodrigo Marinho
O Natal se aproxima e os lojistas ficam eufóricos ante a possibilidade do incremento nas vendas. Todo mundo quer dar e ganhar presentes. Mas é um engano o empresário achar que seus produtos vendem-se sozinhos. A concorrência está aí e não nos deixa mentir. O consumidor é emocional e quanto mais experiências ele tiver na sua loja, melhor. Faça uma linda decoração natalina, treine seus colaboradores. E não esqueça de promover e divulgar. Promoção é toda forma de divulgação de seu produto ou serviço. Já as promoções de vendas, propriamente ditas incluem também brindes, sorteios e outras alternativas para atrair e fidelizar o cliente. Movimente sua loja para aumentar a quantidade de clientes e também levar algum benefício àqueles que estão comprando em sua loja.

Mas faça isso com ânimo e entusiasmo! Convoque os colaboradores a participar. Se puder, faça também uma pesquisa com seus clientes para descobrir que tipo de promoção mais os agrada e com qual tipo de mídia ele é mais atingido. Anuncie para clientes e não clientes e estabeleça uma meta a ser alcançada com essas promoções. Faça quantas puder, mas não deixe de fazer.

Veja abaixo cinco dicas de promoções que podem se encaixar nas suas necessidades:

1) Brinde Grátis: a promoção mais popular que existe e os consumidores adoram. Se você tem um produto para vender e pode oferecer de brinde, que tal aplicar agora? Compre uma bicicleta e leve um boné, compre um tênis e ganhe uma meia, compre um perfume e leve um desodorante, etc...

2) Parcerias: faça parcerias com outros lojistas. Se você vende sapatos, faça parceria com uma loja de roupas. Se você vende computadores, faça parceria com uma escola de informática. Ofereçam benefícios aos clientes através de parcerias. Tudo é viável, não custa muito e é só colocar as idéias para funcionarem.

3) Desconto Progressivo : dê descontos progressivos para maiores quantidades adquiridas. Mesmo que seu lucro unitário baixe, você ganha na quantidade. Compre dois e ganhe 10% de desconto, compre três e ganhe 15% de desconto, etc...

4) Cupom de Sorteio: promova sorteio de um brinde grande, especial, para seus clientes. Tenho certeza que entre a sua loja (que fará o sorteio) e a do concorrente (que não fará nada), o cliente preferirá a sua. Pode ser uma bicicleta, um celular, uma bela cesta de natal, um carro, enfim, o que sua imaginação e o caixa permitirem.

5) Divulgação: de nada adianta fazer “pague um leve dois”, decoração, investir, motivar e treinar colaboradores se não divulgar. Use mídias convencionais e alternativas como rádio, jornal, panfletos, carro de som, internet em geral (e-mail marketing, msn, site). Se você tem loja de rua, vista um colaborador de Papai Noel e coloque-o na frente da sua loja. Faça a diferença! Faça um planejamento para todo o período de promoção, dedicando uma verba específica, de acordo com as suas disponibilidades, mas não deixe de divulgar.

Assim, o mais importante é saber que quanto mais esforços você concentrar, melhores serão os seus resultados, a satisfação dos seus clientes e seus lucros.

Fonte: www.administradores.com.br (Zenaide Carvalho)
Dezembro 2007