Jornal da Ascipam - Agosto de 2010
Saúde

Como anda sua alimentação?

Na correria do dia a dia, em meio a reuniões e compromissos longos, por muitas vezes nos esquecemos de nos alimentar ou então nos alimentamos de uma maneira inadequada. Desta forma, estamos sujeitos a deficiências ou excessos de nutrientes que podem desencadear certas enfermidades. Alguns exemplos delas são: anemias, desnutrição, excesso de peso e obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dentre outras.

Uma das maneiras mais eficazes na prevenção destas doenças é se alimentar de maneira adequada e para isso devemos ter uma alimentação balanceada, variada e em horários regulares todos os dias.

Uma alimentação balanceada e variada consiste no consumo de todos os nutrientes para que o organismo funcione de maneira adequada, e como não existe nenhum alimento que contenha todos os nutrientes essenciais (exceto o leite materno até os seis meses de vida) a solução é se alimentar de diversos alimentos para atingir a quota diária recomendada de cada nutriente. Os nutrientes são provenientes de diversos tipos de alimentos, uns contêm mais e outros menos e quanto mais colorido e diversificado o alimento, maior a quantidade de nutrientes contida nele.

De uma maneira geral, procure saber a procedência do alimento, o que ele contém, observar o rótulo é muito importante para isso. Leia sempre todas as informações contidas na embalagem, para saber o que realmente você está ingerindo.

O ideal é se alimentar em intervalos regulares, de forma que você não esteja com muita fome na próxima refeição e que também não esteja satisfeito demais que não consiga se alimentar. Por isso, as refeições devem ser feitas com volumes pequenos e em horários adequados.

Esta orientação é extremamente importante para aquelas pessoas que querem perder ou manter o peso e acreditam que ficar longos períodos sem se alimentar é o ideal para que a perda de peso aconteça, mas o que ocorre é o contrário. O nosso organismo, quando fica períodos longos sem se alimentar, passa a ficar em “estado de alerta” e começa a armazenar tudo o que é consumido e, desta maneira, o que seria descartado é transformado em gordura e armazenado para os períodos sem consumo de alimentos.

Então, avalie sua alimentação, verifique se você está se ocupando demais com todos os problemas do dia a dia e se esquecendo que uma boa alimentação é essencial para um envelhecimento saudável.

Procure reservar um tempo adequado para cada refeição, mastigando bem os alimentos, sentindo cada sabor, aroma e textura. O ambiente para se alimentar ser calmo e tranquilo. Dessa forma você estará contribuindo para a manutenção da sua saúde e prevenindo a ocorrência de doenças ocasionadas pela má alimentação.

Fernanda Medina Pereira

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Pará de Minas nutrifernanda@hotmail.com