Jornal da Ascipam - Agosto de 2010
Gerenciando

Estratégia

Se todos soubessem a importância da estratégia, certamente planejariam melhor seus atos, pois ela está presente em nosso dia a dia, tanto profissional quanto pessoal. Qualquer um já deve ter planejado como se comportaria em uma entrevista de trabalho, ou até mesmo como se aproximaria de uma mulher ou homem atraente. Para isso, usa-se estratégia. Já no mundo coorporativo, a estratégia é o conjunto de grandes propósitos, objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura.

Visto que os grandes estrategistas nem sempre estão nos níveis hierárquicos mais altos, muitas vezes podemos usar nossa equipe de trabalho como uma equipe de estratégia. Para isto, devemos utilizar reuniões para lançar a ideia e deixar que nossos colaboradores internos desenvolvam toda a estratégia. Este procedimento, além de gerar um maior comprometimento por parte da equipe, fará com que a mesma esteja bem mais disposta a suar a camisa para levar aquela ideia adiante. Se grandes organizações possuem departamentos estratégicos, as pequenas e médias devem aprender a usar todos os colaboradores como estrategistas.

É interessante notar que a estratégia está presente até mesmo em uma pequena venda, pois o vendedor tem que usar de todo seu conhecimento para convencer o cliente de que seu produto é bom. Porém, como cada momento de venda pode requerer uma estratégia distinta, isso significa que devemos mudar e adaptar nossa estratégia de venda diante dos diferentes cenários que se apresentam. Usando a estratégia, podemos ainda tentar assumir o controle sobre o destino, não permitindo que aconteçam aqueles imprevistos que podem levar até mesmo a perdas financeiras. Indo mais além, passamos a enxergar possíveis ameaças e aprendemos a transformá-las em oportunidades.

Em casa, na educação de nossos filhos, também podemos empregar estratégias, pois as crianças estão o tempo todo nos testando e somos a todo momento surpreendidos com perguntas e atos que nos deixam em situações difíceis. É justo afirmar que o mesmo ocorre com nossos clientes. Por isso, para evitar surpresas desagradáveis, temos de ser bons estrategistas: é importante estarmos bem preparados para uma reunião – coletando e tendo à mão o máximo possível de informações –, principalmente quando se tratar de uma reunião com colaboradores internos ou clientes.

Para implantar uma estratégia de maneira eficiente é necessário que o gestor cumpra uma série de etapas e supervisione o desenvolvimento de cada uma delas para evitar que erros na execução comprometam o êxito do projeto estratégico. Todavia, se todas as etapas foram corretamente completadas e mesmo assim o resultado esperado não foi obtido, o administrador não usou estratégia, mas sim um conjunto de etapas bem definidas. O importante é lembrar que não existe estratégia ruim, mas sim erro estratégico.

Por fim, se no meio do processo você precisar alterar ou adaptar sua estratégia, seja humilde e implemente as mudanças necessárias. Compartilhe a situação e as mudanças de rumo com sua equipe e tenha certeza de que todos os colaboradores vão apoiar sua decisão, pois quem é humilde desenvolve suas estratégias pensando principalmente no próximo. Assim sendo, comece agora mesmo a montar sua estratégia para a próxima reunião de colaboradores e tenha uma boa sorte na sua vida de estrategista.

Ednei Duarte