Coluna do Wilsinho
Vitrina

Wilson Júnior
A vitrine é a parte da loja onde se expõem mercadorias para venda. O vitrinismo surgiu a partir do momento em que o homem começou a produzir além de suas necessidades básicas, ou seja, além do que simplesmente necessita para viver, e passou a produzir estilo, moda e descobriu o status. Junto veio a necessidade de convencer os clientes a utilizar determinados produtos e de encontrar a forma ideal de evidenciá-los, fazendo sua exposição em pontos-chave dentro do estabelecimento. Assim, surgiram as vitrines.
As manifestações primitivas de comércio organizado têm sua origem nos fenícios, gregos e romanos, povos navegadores que transportavam mercadorias dos centros de produção para os centros de consumo. As transações aconteciam em feiras-livres.
O aparecimento da luz a gás e elétrica e a fabricação de vidros em grandes dimensões representam estágios na evolução da vitrine, configurando-a na forma atualmente conhecida. A vitrine é o gancho que faz o cliente entrar na loja, em média 80% das vendas de uma loja são vinculadas a elas.
Se a primeira impressão é que fica, em uma loja a primeira visão que o cliente tem é da vitrine. Por isso, ela deve estar sempre atualizada, limpa e visualmente atraente.
Ela mostra ao cliente o tipo de loja, o estilo e, muitas vezes, pode até dar a impressão da qualidade de atendimento que ela vai receber. É através desse instrumento poderoso que o cliente pode ser atraído. O produto através da vitrine fala com o cliente, toca, mexe com ele, despertando o desejo de ser ou ter o estilo que ali está exposto.
O vitrinista é o profissional responsável por conciliar o interesse de venda do lojista e a necessidade de consumo do cliente. É através da vitrine como instrumento que o profissional sensibiliza para a venda, interpretando através delas os anseios do consumidor.
A vitrine pode ser composta das mais variadas formas, mas uma coisa é certa: sem o piso não há vitrine. Nos casos em que não há laterais, fundo ou teto, é fundamental que haja o tablado, que deve ser neutro, ser harmonioso com o estilo da loja e, principalmente , valorizar o produto que vai ser exposto.
Hoje é muito comum encontrar vitrines com fundo e laterais fechadas, tipo Box ( caixa). Em shopping e em lojas de departamento modernas tem se abolido esse padrão, as laterais e o fundo tornam-se quase inexistentes, dando lugar a banners e outros objetos cênicos.
A iluminação é um fator de grande importância dentro da vitrine, tendo a função de criar destaque para as peças que compõem a vitrine. É preciso tomar cuidado com a escolha das luzes, pois ela pode alterar a cor do produto exposto, assim como toda a composição. A vitrine bem iluminada atrai muito mais a visão do cliente.
Os elementos decorativos devem ser usados para valorizar os produtos.
A cor é o elemento mais efetivo e excitante entre todos que compõem a base da decoração. Quando usadas corretamente, as cores criam uma atmosfera de calor, vida e beleza.
A cor tem a capacidade de transmitir impressões, criar sentimentos de alegria, tranquilidade, drama e calma. Ela conduz a uma resposta emocional.