Siderúrgica Alterosa, Cemig e Eficienttia
Uma parceria que gera energia e reduz os impactos ao Meio Ambiente
Inauguração Nova usina
O investimento nesse projeto faz parte da política da Cemig de incentivar fontes alternativas de energia, de reduzir os impactos ambientais e de promover condições de melhor competitividade para seus clientes.
Com a parceria, a Siderúrgica Alterosa passa a ter um sistema de cogeração que aproveita o gás obtido no processo de produção do ferro-gusa para a obtenção de energia elétrica em um turbogerador. Antes da construção da usina termoelétrica, este gás era parcialmente aproveitado no aquecimento do ar injetado nos altos-fornos e a parcela não utilizada era queimada e descartada na atmosfera.
A capacidade instalada da Cogeral é de 6 MW. A geração total prevista para o empreendimento é de cerca de 34 mil MWh por ano, que corresponde a 94% da energia consumida pelo segmento residencial em Pará de Minas, em 2008, ou 16% de toda a energia utilizada pela cidade no mesmo período. Com a viabilização do empreendimento, a Siderúrgica Alterosa se torna autosuficiente em energia elétrica, necessitando da rede Cemig apenas quando houver manutenção da UTE e para comercializar o excedente de geração que poderá chegar a 2 MW.
A partir do funcionamento da nova UTE, que já está em vigor, a siderúrgica pagará o investimento com a redução em sua fatura de energia elétrica, somada às receitas da venda da energia excedente gerada. Também haverá incremento da eficiência energética do processo industrial da Siderúrgica Alterosa, garantindo o suprimento devido à autoprodução, redução do custo operacional e redução na emissão de poluentes.
A cerimônia de inauguração foi realizada dentro das próprias instalações da Termoelétrica, com a presença de representantes das empresas parceiras e várias autoridades.