Uma semana de conhecimento para os empresários

Clínicas Tecnológicas, oficinas do empreendedor, teatro e palestras na Semana Empresarial 2009

Fábio Petruceli Carayon abriu a semana de palestras
Fábio Petruceli Carayon abriu a semana de palestras
A Ascipam preparou para os associados um evento inesquecível. Uma semana de conhecimento que aconteceu dias 10 a 14 de agosto. A Semana Empresarial 2009 começou com grandes novidades e mudanças.

O evento foi no Automóvel Clube, decorado por Ângelo Cáffaro, recebendo um toque especial com os estandes das empresas Paramax, Suntory Hotel e Ascicred. A Itambé disponibilizou produtos Itambezinho durante todas as noites e o Café Doutor ficou a disposição dos convidados durante todo evento.

A abertura oficial aconteceu na noite do dia 10, com a apresentação do Coral Bittencourt, apresentando o Hino Nacional, o Hino de Pará de Minas e emocionou a todos presentes com a apresentação inédita da música “Homenagem à Pará de Minas”, letra de Déa Miranda e música de Samuel Lopes. A noite foi coroada com a palestra de Fábio Petruceli, que ministrou palestra com dicas para gerenciamento, explicou sobre a importância e se observar não apenas o ambiente interno da empresa, não ficar preso no que acontece dentro do seu empreendimento, mas ficar atento ao mercado, no que está a sua volta de como anda a concorrência. Deu dicas de planejamento, que é a chave principal para promover ações para o futuro.

No dia 11, aconteceu a apresentação de Marquinhos e Cia, formado pelos irmãos Marcos e Márcio, e logo após a apresentação, José Roberto Cajaíba ministrou uma excelente palestra que focou a importância do trabalho da Ascipam, que é como um fórum para os empresários resolverem seus problemas. Falou também das oportunidades que se desenham para Pará de Minas, principalmente em função da duplicação, sobre as necessidades das pessoas saberem que moram numa região privilegiada, uma região com economia diversificada, avicultura, suinocultura, agricultura, indústria têxtil, siderúrgica, metalúrgica e um comércio que polariza a região. Cajaíba citou que Pará de Minas tem um bom índice de qualidade de vida, um dos melhores índices de desenvolvimento humano, dos melhores de Minas Gerais e sobre a importância de se valorizar mais a cidade e saber do potencial que ela tem, uma palestra motivacional mostrando que todo dia é um “jogo decisivo”. Para Cajaíba, todos somos viáveis, feitos para o sucesso mas é necessário fazer por merecer o sucesso, “A palestra buscou atender os mais variados segmentos, gostaria de agradecer a Lisiane Marinho por confiar tanto no meu trabalho. Sou fascinado pelo trabalho do Sebrae, que tem muito potencial para oferecer, é necessário que as pessoas procurem mais o Sebrae, pois oferece oportunidade para a alavancagem dos negócios e surgimentos de novos negócios”, disse Cajaíba.

O Grupo de Jazz interagiu com o Grupo Plêiades
O Grupo de Jazz interagiu com o Grupo Plêiades
A terceira noite do evento, trouxe a palestra de João Carlos Leite. A noite teve uma grande apresentação dos músicos Gleiderson Xavier e Luciana, e logo após, João Carlos ministrou uma palestra sobre cooperativismo. Ele trouxe para Pará de Minas a experiência, da comunidade de São Roque de Minas, um pequeno município com 6.100 habitantes, e com um cooperativismo de crédito, que surgiu em 1991 após o fechamento da única agência bancária da comunidade. Foi então que a comunidade se organizou e constituiu a cooperativa de crédito que mudou toda história do município, causando o desenvolvimento, gerando emprego, renda, novos negócios, empreendendo junto com a comunidade, isso fez o sucesso do cooperativismo de crédito e o sucesso do povo de São Roque. Fechando com chave de ouro a Semana Empresarial, o Grupo de Jazz fez sua apresentação, interagindo com o grupo de Teatro Plêiades, que apresentou uma peça empresarial, descontraída e bem instrutiva, “Abri Minha Empresa. E agora?”, que falou sobre como gerir a empresa com rentabilidade em um mercado competitivo. Sair da informalidade, a importância do planejamento, administração dos custos e fluxo de caixa, foram alguns dos temas abordados.

A Semana empresarial de 2009 ganhou um novo formato, diferenciando-se dos anos anteriores, atendendo a uma pesquisa em que foi concluído que os empresários estão em busca de conhecimento, de como gerir melhor seu negócio. As palestras foram gratuitas, e os empresários tiveram a oportunidade de ajudar entidades da cidade, levando um litro de leite nas noites de palestras.

O Sebrae foi parceiro do evento. Segundo a consultora Lisiane Marinho, esta parceria veio engrandecer ainda mais o evento, “Este ano trouxemos mais atividades, atendimentos coletivos, Cine Sebrae e palestras. Tivemos a disposição dos empresários um posto para atendimento individual, que ficou na praça Torquato de Almeida. O empresário pôde tirar suas dúvidas, pôde nos procurar, pois estávamos prontos para esclarecê-las. Este Sebrae em ação é o maior de Minas, depois dos que acontecem na capital, acredito que os empresários vão aprovaram.

A Fapam também foi uma grande parceira do evento. Na Faculdade foram realizadas Clínicas Tecnológicas, consultoria e atendimentos especializados direcionados para diversos segmentos, como bares e restaurantes, indústrias, calçados, confecções, vestuário. Segundo o professor Dante Grassi, a parceria foi muito importante para a Fapam, “porque todos temos muito a ganhar, além dos alunos que puderam participar das palestras. É disso que a cidade precisa: da união em todos os setores”, finalizou.

O Automóvel Clube foi sede para as palestras direcionadas à vendas, motivação, além de teatros empresariais, mostrando o cotidiano da vida empresarial trabalhada de uma maneira diferente e irreverente.

A Semana Empresarial é uma parceria da Ascipam e Sebrae, e seu maior foco é manter o empresário paraense por dentro das mudanças na gestão de seus negócios.