Obras marcam comemorações do sesquicentenário

Um dos principais corredores do trânsito de Pará de Minas, por onde passam milhares de pessoas diariamente, a Ponte Grande ganhou um novo visual que chama a atenção pelos detalhes proporcionados por um projeto moderno e arrojado de revitalização do espaço. Sobre o vão central da ponte, foi instalada uma mesa de concreto com jardins, calçada portuguesa e oito arcos feitos de tubo de aço carbono. Dando continuidade ao projeto, duas pracinhas foram erguidas nas esquinas da Rua Antônio Rocha e da Praça Simão da Cunha e os corrimões foram substituídos. À noite, o cenário muda completamente graças às luzes embutidas nos arcos que proporcionam maior segurança e um belo efeito visto a dezenas de metros. As obras orçadas em R$ 395 mil revigoraram uma ponte construída, na segunda metade da década de 1930, pelo governador Benedito Valadares. Em 1966, com o crescimento da cidade, o então prefeito Walter Martins Ferreira duplicou a ponte que manteve o formato até os dias de hoje. Nas proximidades, a Prefeitura ainda está pavimentando 3 mil metros quadrados da Rua Matias Lobato, numa extensão que vai até a Rua Raimundo Menezes. A construção da rede pluvial e de passeios completa a obra.

As inaugurações de obras pela Prefeitura estão antecedendo o calendário oficial de eventos do mês de setembro, quando será comemorado o aniversário de 150 anos de Pará de Minas. Desde o dia 23 de julho, aproximadamente 5.700 pessoas da Vila Ferreira, Recanto da Lagoa, Providência, Eldorado e João Paulo II são as maiores beneficiadas com a construção da Unidade Saúde em Casa Dr. Silvino Moreira dos Santos, na Vila Ferreira. Trata-se do maior posto de saúde de Pará de Minas com uma área construída de 280 metros quadrados e do primeiro do município a seguir as normas-padrão do Ministério da Saúde.

A unidade Saúde em Casa oferece consultórios ginecológico, odontológico, clínico, sala de coleta, curativo, de vacinação. de esterilização, sala para guardar medicamentos, área externa para atividade física, depósito de material e limpeza, rouparia, além de dois sanitários públicos adaptados para deficientes. A Prefeitura Investiu recursos da ordem de R$ 420 mil na obra, compra do terreno e de um novo mobiliário