Cetal em Pará de Minas
Um grupo de empresários que compõem o conselho construtivo do Senai, têm trabalhado constantemente para a implantação de um centro tecnológico de análise de alimentos em Pará de Minas.O Cetal é um laboratório de prestação de serviços em análises físico-químicas, microbiológica e microscopia, equipado com instrumentos analíticos modernos de ponta, seguindo as tendências e o controle de qualidade exigidos pelo competitivo mercado internacional, atendendo também à demanda dos consumidores por alimentos cada vez mais seguros.
Em Minas Gerais já existem duas unidades do Cetal funcionando em Uberlândia e outra em Poços de Caldas, fazendo bom trabalho na área de alimentação.
Em Pará de minas e região existe uma grande produção de aves, suínos, bovinos, leite, horti fruti. A estimativa é que a região fature em torno de 800 milhões de reais, agregando valor. Esse faturamento pode se duplicar.
Desde o ano 2008, empresários ligados à indústria de alimentação, têm se reunido com o presidente da Fiemg, Afonso Gonzaga, que se prontificou em trazer o Cetal para a cidade, desde que seja construído prédio apropriado para instalação. Segundo Ralph Perrupato, membro do conselho construtivo do Senai, já foi realizada reunião com o prefeito, e está sendo feito estudo de áreas para possível instalação. “Já nos reunimos com o prefeito, buscando áreas disponíveis, ou mesmo a possibilidade de permuta. Estamos em um processo de pesquisa, para ver se conseguimos trazer o Cetal para a cidade. Com esta instalação, a população, os empresários e a prefeitura ganhariam. Os empresários terão benefício direto, pois poderão agregar valor, e a população vai ser beneficiada com mais empregos e remuneração melhor, com mão de obra qualificada. Além disso, com o Cetal é mais um ponto a favor para empresários investirem mais em Pará de Minas”, finalizou.
A prefeitura, representada pelo vice-prefeito Eugênio Mansur, tem trabalhado muito para a concretização deste sonho dos empresários. “Nossa expectativa é que a prefeitura possa entrar como parceira neste novo empreendimento. Um centro tecnológico em Pará de Minas é de grande importância. Estamos procurando encontrar um meio de viabilizar a elaboração desse projeto. Já procuramos o proprietário do imóvel, sugerimos permuta de um outro terreno da prefeitura. É um investimento grande, mas estamos empenhados em resolver, precisamos amadurecer mais essa idéia”, disse Eugênio.
E ressaltou que a união dos poderes públicos e empresários é muito importante para a concretização do Cetal, “É bom salientar que precisa de uma união muito forte de todas as pessoas envolvidas nesse projeto para que a prefeitura não fique sozinha nesse empreendimento, que é muito importante, mas tem um custo muito elevado. Temos diversas ideias, mas ainda precisamos de união”, finalizou.