Programa insere jovens no mercado de trabalho
Iniciativa promove a responsabilidade social no cotidiano das empresasRepresentantes da ONG Rede Cidadã, da Prefeitura, Poder Judiciário e membros da Ascipam se reuniram na Secretaria Municipal de Ação Social para a implantação do projeto Aprendiz Legal em Pará de Minas com lançamento programado para o dia 30 de abril. Esta parceria visa preparar colocar adolescentes de 14 a 17 anos no mercado de trabalho, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além do cumprimento à Lei n°10.097/200, a Lei da Aprendizagem, que determina que as empresas destinem 5% a 15% de suas vagas para contratação de aprendizes, o empresário que aderir ao programa receberá incentivos fiscais, tributários e um selo de Prática de Responsabilidade Social Corporativa.
O papel da Ascipam é de incentivar as empresas de Pará de Minas a fazerem parte do Programa Aprendiz que ainda conta com a participação da Fundação Roberto Marinho. Em sua primeira etapa, cerca de 50 alunos das escolas públicas serão selecionados para candidatar-se às vagas disponibilizadas pelas empresas. Eles terão jornada de trabalho de quatro ou seis horas diárias, incluindo as atividades teóricas e práticas.
Nos encontros do programa, serão trabalhados conceitos como cidadania, ética, identidades, trabalho e protagonismo juvenil. O contrato com as empresas terá prazo determinado e duração máxima de dois anos. Muito mais do que promover o ingresso do jovem no primeiro emprego, o Aprendiz Legal, por meio dos parceiros envolvidos, prepara o adolescente para os inúmeros desafios da vida e permite às empresas criar a oportunidade de melhoria da qualidade de vida dos jovens paraenses.