Opinião

Crise



José Cornélio
José Cornélio
Diretor Administrativo
O assunto do momento é a crise mundial. Nossos ouvidos não aguentam mais as notícias sobre a crise. É certo que ela existe e é séria. Temos de ter cautela nos negócios. Não é apenas uma marolinha, como disse o nosso presidente Lula.

Mas também é certo que desde a chegada dos portugueses ao Brasil sempre se falou de crise e são crises de todos os gêneros. Quando se imagina que tudo está certo, que o cenário é ótimo, que o mar esta calmo, aprece uma onda mais forte e tudo vira pessimismo. Nós, brasileiros, temos a mania de achar que num dia o Brasil é o melhor lugar do mundo, já no outro que o país não tem conserto que tudo está ruim. Temos que ser mais otimistas.

O Brasil tem problemas, sim, mas vem crescendo a passos largos. Temos o melhor sistema bancário do mundo, um sistema de combustível alternativo, somos o maior exportador de carne, temos uma das maiores fábricas de aviões, a 3ª do mundo (Embraer), e poderíamos encher as páginas com pontos positivos do Brasil, mas vamos ficar com estes. O que precisamos mesmo é conhecer melhor as potencialidades do nosso país. Para amá-lo mais e transformá-lo. A crise existe e sempre existiu, e vamos ter outras. O importante é sair fortalecidos e aprender com o passado. Nossa cidade não vai parar, o Brasil não vai parar e nem o mundo também. Tudo vai girar. Sempre tem alguém precisando de alguma coisa. E no mercado “se tem alguém chorando, vai existir sempre um vendedor de lenços”.