Gerenciando
O valor da cobrança

Edinei Duarte
Gerente Executivo da Ascipam
Alguns empreendedores acham que vender é sinal de bons negócios. Contudo, é necessário ser cauteloso, uma vez que você pode estar vendendo muito e recebendo pouco. Para evitar futuros problemas com consumidores inadimplentes, o ideal é que sua empresa possua um crediário eficiente.
Como fazer isso? Na hora da venda, o comerciante deve primeiramente cadastrar o consumidor. O cadastro consiste basicamente em: nome, endereço completo, telefone, CPF, carteira de identidade, filiação, renda, 03 referências bancárias e 03 referências comerciais. Todavia, tal procedimento será inútil se uma consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) não for efetuada. Esta ação tem o objetivo de verificar se o nome do potencial cliente está registrado ou não. Em caso afirmativo, a sugestão é que a ficha de crediário não seja aberta. Entretanto, se mesmo depois de todas essas precauções acontecer a venda e não ocorrer recebimento da mesma, inicia-se então o processo de Cobrança.
O primeiro passo para fazer uma cobrança eficiente é observar o âmbito jurídico da questão, pois muitas das vezes o Código de Defesa do Consumidor regulamenta os direitos dos consumidores. Uma vez vencida esta etapa, é necessário definir como será feita a cobrança. Existem diversas maneiras de se cobrar uma conta em atraso: por carta, por telefone ou através de uma empresa terceirizada.
Caso a cobrança seja feita pela própria empresa onde aconteceu a venda, é muito importante que a mesma possua alguém com treinamento específico para a execução de tal tarefa. A qualificação do funcionário é elemento essencial neste caso, visto que a paciência e o famoso “jogo de cintura” serão imprescindíveis para o sucesso no recebimento da dívida. Muitas vezes, uma reação indevida ou uma simples palavra mal colocada pelo cobrador podem comprometer todo um processo de recebimento ou de renegociação de uma dívida. O empresário também deve ter em mente que dentro de uma carteira de cobrança existem os devedores realmente “duvidosos” – uma pequena minoria – e os bons clientes que esporadicamente enfrentam dificuldades financeiras momentâneas.
Invariavelmente, a cobrança acaba sendo confundida como uma área administrativa operacional. Porém, trata-se na verdade de um processo comercial e de marketing, pois a atividade envolve um intenso relacionamento com os clientes, além de ser alavancadora de novas vendas para clientes teoricamente perdidos. Quando olhamos para a cobrança sob o prisma do marketing de relacionamento, percebemos que esta atividade tem de ser encarada como uma prestação de serviço ao cliente, fornecendo ao mesmo orientações – sempre de maneira educada e profissional – sobre como manter seu crédito sempre disponível e evitar endividamentos desnecessários. O empresário deve compreender que um processo de cobrança eficaz não pode aborrecer os clientes, mas sim estimular a fidelidade dos mesmos e trazer bons resultados financeiros.
Outro item que merece destaque é a importância de se ter sempre um arquivo de cobrança atualizado e eficiente, pois após 05 anos da contração da dívida se registrada, essa não poderá constar mais no Serviço de proteção ao Crédito sendo apagada automaticamente do sistema. Então quanto antes o registro for feito mais chance a empresa terá de receber a dívida porque para o nome do devedor sair do SPC e ele obter crédito na praça o mesmo terá que pagar essa dívida.
A Ascipam, no intuito de auxiliar seus associados no recebimento de dívidas, possui o Serviço de Recuperação do Crédito, um departamento que conta com uma funcionária qualificada, que efetua cobranças através de cartas e telefonemas. Caso o associado necessite desse serviço, basta que o mesmo assine um contrato autorizando a entidade a cobrar em seu nome. No ato do recebimento de dívidas atrasadas, a Ascipam cobra o valor original acrescido de 1% de juros ao mês e de 2% de multa por atraso. Assim que a dívida é recebida, a entidade repassa para o associado o valor pago, menos a taxa de administração, que é de 10%. É importante frisar que a referida taxa de administração só é cobrada caso aconteça o recebimento efetivo da dívida.
Mais detalhes sobre o Serviço de Recuperação do Crédito da Ascipam podem ser obtidos com Sandra, através do telefone 3232-9803.
Um abraço a todos e ótimas vendas.