Guia de Compras  Certificado Digital - Imposto de Renda  Adquira seu Certificado Digital  2ª via de boleto  Facebook  SCPC

Com o dedo na ferida – Secretário de Estado de Meio Ambiente ouve os protestos dos produtores rurais e promete solução



  24/08/2016 10:24  

Criado para promover debates em torno de assuntos de interesse dos associados o “Café com Ideias” da Ascipam colocou em discussão, dessa vez, o agronegócio. O evento aconteceu nesta terça-feira (23), lotando o Salão Multiuso da entidade, que recebeu 130 convidados entre produtores, lideranças do setor e autoridades.

Entre os presentes, destaque para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jairo Isaac; o presidente da Faemg, Roberto Simões; o presidente da Avimig, Antônio Carlos Costa; o presidente da Afrig, Silvio Silveira; o promotor Delano Azevedo, Curador do Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas; o presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas, Eugênio Diniz, o prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio de Faria, e o deputado estadual Inácio Franco, dentre outros.

O “Café com Ideias” foi aberto com uma palestra de Roberto Simões, em torno dos desafios e perspectivas do agronegócio. E na segunda parte abriu debates em torno de situações que estão revoltando os produtores, além de causar graves prejuízos às atividades rurais.

A maioria delas está relacionada às questões ambientais, a exemplo da morosidade na liberação de documentos importantes, multas injustas, fiscalização abusiva, condicionamento de crédito rural mediante documentação ambiental, dentre outros.

O secretário Jairo Isaac ouviu atônito as denúncias, admitindo que não esperava encontrar tantos problemas. No cargo há apenas 90 dias ele está se inteirando dos gargalos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e foi incisivo ao dizer que não é um homem de promessas e sim de ação.

Ele veio acompanhado de dois experientes subsecretários – Anderson Aguilar e Marília Melo, funcionários de carreira – e repassou a eles a determinação de encontrarem soluções rápidas.

Após os debates, aconteceu uma mesa redonda em que foi acordada uma série de medidas em curto prazo: revisão das multas aplicadas, a partir da formalização do protocolo de defesa, agendamento e celeridade nos atendimentos da Supram/Divinópolis, padronização das questões técnicas e um convênio entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Pará de Minas para facilitação da emissão de alguns licenciamentos ambientais.



  Guia de Compras  Certificado Digital - Imposto de Renda  Adquira seu Certificado Digital  2ª via de boleto  Facebook  SCPC